Delegação de jovens brasileiros participa de fórum do Brics

Uma delegação de sete jovens brasileiros está participando do 1º Fórum de Inovação e Ciência da Juventude do Brics e da União EuroAsiática, que ocorre em Moscou a partir desta quinta-feira (29) até sábado (31). A iniciativa do encontro partiu da União da Juventude russa, que agrega várias entidades estudantis do país.

Delegação de jovens brasileiros participam de fórum do Brics - Reprodução/ Facebook

O vice-embaixador do Brasil na Rússia, Fabio Vaz Pitaluga, participou da cerimônia de abertura e recebeu a delegação brasileira.

O fórum terá como objetivo a apresentação de trabalhos de diversas delegações internacionais, com o tema da ciência e inovação. Ao final das apresentações, haverá premiações dos trabalhos selecionados.

A delegação brasileira é liderada por Thomas de Toledo, professor universitário de Relações Internacionais especialista em Brics, e Tamara Naiz, representando a Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG).

O tema dos trabalhos que serão apresentados pelo grupo brasileiro envolvem questões como medicina, agricultura, energia e tecnologia da informação.

Thomas afirma que, sobre o tema da tecnologia da informação, é de extrema valia debater a questão do software livre e a propriedade intelectual com o objetivo de socializar o conhecimento. “Há um questionamento dos monopólios impostos pela Microsoft e Apple e a alternativa se dá através do soft livre com código aberto, combatendo desta forma a espionagem do tráfico de dados, que ocorre quando instalamos os programas da Microsoft e Apple em nossos computadores.” Apresentarão o trabalho sobre tecnologia da informação Pedro Jatobá e Bruno Martin, membros do Instituto Intercidadania.

Na área da medicina, a pós-doutoranda Marcela Stefanini Ferreira Tsuboy, representante da UFSCar, apresentará o trabalho sobre os benefícios que possui o gengibre. Segundo Marcela, a cooperação científica e a realização de pesquisa científica e tecnológica são um fator chave para obtenção de competitividade econômico-industrial de um país.

No painel energético, o doutorando Thiago Luis Felipe Brito, representando a USP, abordará a troca do uso do petróleo por gás no transporte público, causando um menor impacto ambiental e econômico ao país.

O último projeto a ser apresentado envolve o uso das abelhas para aumentar a produtividade da agricultura. Segundo a bióloga e pesquisadora Fernanda Lucas, que compõe a delegação brasileira representado a USP, o uso da polinização de abelhas nativas aumenta o percentual na qualidade e quantidade produtiva.

Thomas de Toledo afirma que o diferencial da delegação brasileira é a inversão da lógica mercadológica imposta, reduzindo, desta forma, o impacto ambiental, econômico, garantindo assim, uma sociedade mais igualitária e justa.