Conferência do PCdoB/Ijuí firma a pré-candidatura de Piaia a prefeito

Com a presença do Presidente estadual do Partido, Adalberto Frasson e de militantes de Santo Ângelo, o PCdoB de Ijuí realizou no sábado (31), na Câmara de Vereadores, a sua conferência municipal, que elegeu a nova direção da sigla. Além disso, a conferência firmou a pré-candidatura de Junior Piaia a prefeito de Ijuí em 2016. A Vereadora Rosane Simon foi eleita pelo novo comitê como Presidenta do Partido para o período.

Conferência Municipal Ijuí 2015 - Adriano Daltro

Adalberto Frasson fez a intervenção inicial da conferência, expressando sua alegria pelo fato de ser a primeira vez que visita Ijuí, dividindo a mesa com um Deputado Estadual da cidade e do Partido, destacando que a conferência é momento de debate onde todos tem a oportunidade de opinar e contribuir com a definição da política que o Partido vai tocar adiante, além de democraticamente escolher a direção.

"Nosso Partido tem 93 anos e nunca agiu ao sabor do vento. O PCdoB foi criado para defender os trabalhadores e para lutar por igualdade e justiça social. Por isso acreditamos no Brasil e no seu povo, acreditamos no combate firme à corrupção realizado pelo governo Dilma, porque antes nada era investigado, e acreditamos que vamos superar a crise e barrar o golpe. Me sinto muito feliz de participar de um Partido assim, que tem coragem e princípios muito claros e que luta e faz a política que transforma. Só através da política podemos transformar a vida das pessoas e da sociedade", concluiu.

Em seguida Junior Piaia fez a sua intervenção. Iniciou falando da sua alegria em representar o PCdoB na Assembleia Legislativa e da motivação com que realiza o trabalho de também e principalmente, representar o povo de Ijuí e região, colocando em prática a proposta que defendia em sua campanha, de trabalhar pelo desenvolvimento. Piaia fez também um balanço da gestão do comitê que finda o mandato.

Refletindo sobre o quadro político na cidade, Piaia defendeu com entusiasmo o protagonismo do PCdoB nas próximas eleições municipais. "Nunca deixamos de discutir o município e de debater soluções aqui nesta casa, com a Rosane Simone ou com o Ricardo Pittas, para os antigos problemas de sempre. Por isso chegamos a esta conferência com um balanço positivo, incorporando novos militantes que nos darão muita energia para este momento de transição em um período pré-eleitoral".

Piaia chamou ao envolvimento de todos, opinando e trazendo informações da base, ajudando a direção partidária a acertar nas suas avaliações e também ajudando a construir coletivamente um projeto para 2016. "Há um apelo muito claro por parte de vários setores da sociedade e de lideranças para que nós sigamos buscando o protagonismo que sempre tivemos no município. Não é uma situação simples e nós temos que estar aptos a debater nossa participação nestas eleições sem medo e sem rancores. Não vamos construir uma nova candidatura do PCdoB só com a garra do nosso partido e da nossa militância".

Piaia sublinhou que o protagonismo do PCdoB de Ijuí nas próximas eleições depende do novo comitê. "A tarefa desta direção é a construção de uma alternativa para Ijuí, estabelecendo relações que possibilitem a discussão política para as eleições, resguardando nossa convicção ideológica e nosso rumo, mas conversando com todos os segmentos. É assim que atuamos e que caminhados para a construção de um país justo e solidário, no qual o nosso povo possa viver cada vez melhor", concluiu.

As manifestações dos militantes presentes reforçaram a confiança no Partido e no Brasil, na luta e nos rumos que o PCdoB aponta para a superação da crise política e econômica, e a convicção de que em Ijuí, o PCdoB tem um projeto alternativo viável para que o município supere o cansaço e o estágio de estagnação derivado dos 30 anos de uma mesma força no poder.

O novo comitê de 23 membros, foi eleito com uma renovação de 34% e é composto por Adriano Schröer, Agenor Castoldi, Alisson Legonde, Ângelo Schiavo, Camila Pakulski Betsch, Cleusa Morais, Israel Fernandes da Rocha, Junior Piaia, Lucia Crescente, Luciana Pereira, Luiz Carlos Oliveira, Luiz Etevaldo da Silva, Luiz Valmir Bauer, Marlon Régis Soares, Nelson de Lima, Paulo Fernandes Braga, Ricardo Pittas e Silva, Robson Bieger de Moura, Rosane Simon, Tamires Okaseski, Teresinha Mendonça, Vanderlei da Silva Gütler e Vera Machado.