Partidos Comunistas expressam solidariedade à luta do povo palestino

No Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários realizado em Istambul, Turquia, de 30 de outubro a 1º de novembro, foi firmada pela maioria esmagadora dos presentes uma declaração em solidariedade à luta do povo palestino contra a ocupação israelense e pela paz.

Cerimônia de abertura do 17º EIPCO

O texto faz um sentido apelo para que seja instituído o Estado nacional da Palestina, tendo Jerusalém Oriental como capital, e com as fronteiras existentes em 4 de junho de 1967. A declaração finaliza conclamando a transformar o dia 29 de novembro no Dia da Solidariedade Internacional com o Povo Palestino.

Leia abaixo a íntegra do documento:

Nós, os signatários, partidos comunistas e operários participantes do 17º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários realizado em Istambul, Turquia, notamos com preocupação a recente escalada nos Territórios Palestinos Ocupados (TPO), provocada pelas políticas do governo israelense, que visam a aprofundar a ocupação, expandir os assentamentos e criar ocorrências, com a finalidade de impedir uma possível implementação das resoluções da ONU.

O governo israelense da extrema direita pode reivindicar ser "a favor de uma solução de dois Estados", mas é, de fato, o seu mais ferrenho inimigo. Sob os auspícios do imperialismo estadunidense, Israel continua a expulsar os palestinos para longe de suas casas, confiscar terras a fim de construir novos assentamentos e ampliar os já existentes, intensificar o arrocho econômico sobre os TPO, de modo a colocar obstáculos ao desenvolvimento de uma economia palestina independente, e espalhar mentiras e desinformação sobre a violação diária aos direitos humanos.

Expressamos nosso pleno apoio e solidariedade à luta do povo palestino por soberania nacional, por um Estado independente e viável – de acordo com as resoluções da ONU, o direito internacional e o direito das nações à autodeterminação. O povo palestino – através do seu único representante legítimo – a Organização de Libertação da Palestina (OLP) – está lutando pela observação aos direitos fundamentais, e merece a solidariedade de todas as forças democráticas.

Enviamos nossas saudações à luta das forças progressistas e de paz no seio da sociedade israelense, que militam pela implementação de uma solução pacífica que serviria aos verdadeiros interesses nacionais de ambos os povos. Fazemos um apelo pela libertação dos opositores israelenses, que se encontram presos, devido a sua recusa, por razões de consciência, a servir ao exército de ocupação.

Clamamos pelo reconhecimento do Estado Palestino como membro pleno da ONU e para que os governos dos países membros das Nações Unidas reconheçam urgentemente o Estado da Palestina.

Fazemos um chamado pelo estabelecimento de um Estado Palestino independente, ao lado do Estado de Israel, tendo Jerusalém Oriental como capital, e com as fronteiras existentes em 4 de junho de 1967 ("a linha verde”), como a fronteira internacionalmente reconhecida da paz. Exigimos a retirada de todos os assentamentos israelenses nos TPO e a queda do Muro de Separação. Apelamos pela urgente libertação de todos os prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses. Defendemos uma solução justa do problema dos refugiados palestinos, de acordo com a resolução 194 da ONU e outras resoluções das Nações Unidas. Fazemos um apelo para a retirada de Israel das Colinas de Golan com ocupação árabe-síria e das Fazendas Shebaa no sul do Líbano.

Façamos do dia 29 de novembro, o Dia da Solidariedade Internacional com o Povo Palestino, para mobilizar e clamar pelo Fim da Ocupação Israelense JÁ!!!