Venezuela vai propor o ecosocialismo na Cúpula Mundial do Clima

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (3) que a questão das Mesas Técnicas de Água será uma das propostas levadas por seu país à Cúpula Mundial do Clima (COP 21), que acontece no final deste mês em Paris, França.

Missão Árvore Venezuela - Divulgação / Misión Árbol

Através das Mesas Técnicas de Água o povo da Venezuela tem somado esforços para potencializar o fornecimento de água potável no país, que segundo o presidente, tem sido afetado principalmente pelas mudanças climáticas que acontecem em todo o planeta.

“As Mesas Técnicas de Água dos conselhos comunitários desenvolvidos nas comunidades são a solução para os enormes problemas relacionados à água, fruto das mudanças climáticas”, explicou Maduro.

Desde o início da Revolução Bolivariana em seu país, o governo se posicionou em defesa da “Mão Terra” sob o conceito de ecosocialismo. Uma das principais ações desenvolvidas neste sentido foi a “Missão Árvore”, impulsionada em 2006 que se estabeleceu como uma verdadeira política ambiental da população.

O presidente venezuelano participou, no mês de outubro, da Conferência Mundial dos Povos sobre Mudanças Climáticas em Defesa da Vida, realizada na Bolívia, onde ratificou o compromisso de levar a voz dos povos à Paris. “Levar uma só voz: a voz dos povos. É com isso que estamos comprometidos”, expressou.

Maduro propôs ainda realizar uma campanha mundial para conscientizar e sensibilizar a humanidade a respeito dos impactos colaterais da mudança climática no planeta.