Carlos Felipe destaca necessidade da prevenção ao câncer de próstata

O deputado estadual Carlos Felipe (PCdoB) destacou, na última quarta-feira (04/11), durante o segundo expediente da sessão plenária, a importância das atividades que integram a campanha Novembro Azul, visando promover o combate ao câncer de próstata, incentivando os homens a realizarem o exame.

“A nossa preocupação agora é tornar público e fazer um esforço muito grande no sentido de possibilitar que as pessoas possam ter acesso melhor ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata”, disse.

Ele informou que a Casa vai estar envolvida com uma programação voltada para a campanha durante o mês. O parlamentar defendeu que a mesma atenção dada às mulheres vítimas de câncer de mama, com o Outubro Rosa, seja dada aos homens acometidos pelo câncer de próstata.

O parlamentar sugeriu que as policlínicas, as instituições públicas do estado do Ceará, sobretudo os Frotinhas e Gonzaguinhas possam oferecer serviços de prevenção e o tratamento da doença. “A nossa ideia é que a gente possa dotar o Estado, na sua estrutura, nas suas policlínicas – e já tem algumas fazendo isso -, para que possa fazer essas biópsias. As que já fizeram, que possam ser operadas com rapidez, como a lei determina, de até 60 dias, sobretudo quem tem câncer. E os que não têm, que também possam ter uma solução mais ágil para o tratamento”, reiterou.

De acordo com o deputado, o câncer de próstata é o segundo que mais mata o homem. O mais incidente é o câncer de pele. “No Brasil, serão quase 70 mil pessoas portadoras de câncer de próstata no próximo ano. E um simples exame, como um toque retal e um exame de sangue, é suficiente para fazer diagnóstico e diminuir 1% da possibilidade de a pessoa morrer daquela doença”, informou.

Segundo Carlos Felipe, muitas vezes o homem possui um antígeno prostático específico (PSA) elevado, mas não tem como fazer a biópsia” porque demora no setor público e é cara, chegando a custar até R$ 850.

Em aparte, o deputado Elmano Freitas (PT) parabenizou a abordagem do assunto e destacou a importância da prevenção, que está relacionada, segundo ele, à redução de gastos na saúde. Ele destacou a necessidade de realizar campanhas e assim se “ter uma sociedade mais saudável”.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa