Entrega da Medalha Rui Barbosa comemora o Dia Nacional da Cultura

Nesta quinta-feira (5) se comemora no Brasil o Dia Nacional da Cultura. Uma das ações especiais preparadas para a data é a entrega da Medalha Rui Barbosa a diversas personalidades que se destacaram na prestação de serviços à cultura do país. A cerimônia é feita pela Fundação Casa de Rui Barbosa, entidade vinculada ao Ministério da Cultura.

Rui Barbosa - Reprodução

Neste ano, os homenageados são: Laura Constância Austregésilo de Athayde Sandroni (escritora), Lucia Maria Bastos Pereira das Neves (historiadora), Maria Lucia David de Sanson (doadora da Coleção Lucia Sanson), Cynthia Regina de Lima Passos (procuradora federal), Jorge Mautner (cantor, compositor e escritor) e Fabrício Toledo de Souza/Cáritas Arquidiocesana do Rio. Além das personalidades, também serão homenageados os servidores Joëlle Rachel Rouchou, Euclides Maurício Siqueira de Souza, Carlos Alberto de Barros Lima, João Alves da Silva, Edmar Moraes Gonçalves e Rômulo Torres Baker.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, também foi um dos indicados este ano para receber a Medalha, mas, tendo em vista o cargo que ocupa, se sentiu impedido de receber a condecoração.

O cantor, violinista, ator, pesquisador e compositor Alfredo Del Penho realizará um concerto durante a cerimônia. Ele atua nas casas de samba da Lapa, no Rio de Janeiro, e participou dos musicais "Sassaricando", "Ópera do Malandro" e "Gonzagão, a lenda".

Dia Nacional da Cultura

Instituído por meio de Lei Federal, em 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor das liberdades civis.
Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz. Rui Barbosa também presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Hoje, o seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão vinculado ao MinC.

Ordem do Mérito Cultural

Para o Dia Nacional da Cultura, o MinC promove, anualmente, a Ordem do Mérito Cultural (OMC), que premia pessoas e entidades que, com seu trabalho, contribuíram para valorizar a cultura no Brasil. A cerimônia ocorre preferencialmente todo cinco de novembro. Neste ano, será celebrada na próxima segunda-feira (9), às 20 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília, com presença da presidenta Dilma Rousseff.

Em sua 21ª edição, a OMC homenageará o poeta Augusto Campos e irá agraciar – nas classes grã-cruz, comendador e cavaleiro – 34 personalidades, órgãos e entidades por suas contribuições à cultura brasileira. Desde que foi criado, em 1991, o prêmio anual já foi entregue a mais de 500 personalidades e a 60 instituições.

Língua Portuguesa

Além da Cultura, comemora-se, todo 5 de novembro, o Dia Nacional da Língua Portuguesa. É o sexto idioma mais falado no mundo, presente em nove países como língua oficial e em quatro continentes. A expectativa é que, em 2050, 337 milhões de pessoas falem o idioma.

Mas apesar da importância, grandeza e riqueza da língua portuguesa, ainda inexiste uma política cultural para ela. Com o objetivo de estabelecer bases e princípios que subsidiem a criação de uma política brasileira para a área, o Ministério da Cultura promoverá, em junho de 2016, no Rio de Janeiro (RJ), um encontro internacional da Língua Portuguesa. O evento promoverá a afirmação da língua e aproximará países e povos que interagem com o idioma. Outra expectativa é que o espaço permita avançar no estabelecimento de um mercado comum de bens e serviços culturais entre países lusófonos.

Cinema Brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro também é celebrado em 5 de novembro, em homenagem à primeira exibição pública de cinema no país, realizada no Rio de Janeiro em 1896.