Vermelho-CE encerra publicação de Cordel Umbilical

O caderno cearense do Portal Vermelho vem, nos últimos três meses, publicando os capítulos do livro Cordel Umbilical, que traz 20 anos de cartas trocadas entre mãe e filhos. Ao longo de quase 100 dias, pudemos acompanhar o bem querer pelas cidades de Acaraú e Cedro, mas principalmente o amor de uma família pela literatura. As correspondências eram de Dona Idalzira Bezerra e os filhos Joan Edesson, Zerivan Oliveira e a neta Geórgia.

O intuito de compartilhar as publicações foi enaltecer a literatura e criar um vínculo com os leitores. A primeira postagem, no dia 1º de agosto, foi a íntegra do prefácio assinado por Oswald Barroso, poeta e dramaturgo. “Para preencher o vazio de seu mundo, a maga Idalzira armou uma dimensão de versos e rimas. Fez-se aranha rainha, lançou suas linhas e estendeu sua teia entre os caibros, ligando filhos e netos. Dor e solidão, distância e separação, espera e abandono tratou de encantar em poesia”.

A partir de então, vieram temas como a velhice, a chegada de um novo membro da família (João Pedro), a distância entre mãe e filhos, saudade e até eventos corriqueiros tornaram-se mote para as rimas.

Joan Edesson, co-autor da publicação, destaca que os versos da mãe fluíam em qualquer circunstância. "Por qualquer coisa lá vinha uma poesia. Era o pranto por alguém que morria, casamento, batizado, uma novidade qualquer”. Já para Zerivan, a herança da mãe veio do pai e do avô. "Ela era capaz de rimar melhor do que eu e o Joan juntos. Esse ‘Cordel Umbilical’ que nos une, não será cortado jamais”.

Mais

Lançado em 2010, Cordel Umbilical foi, dentre tantas conquistas, mais uma herança de Dona Idalzira. Falecida em 15 de janeiro deste ano, ela foi homenageada pelo Comitê Estadual do PCdoB-CE.

De Fortaleza,
Carolina Campos