Unasul aprova missão eleitoral para pleito parlamentar na Venezuela

A Secretaria Geral Unasul (União das Nações Sul-americanas), anunciou nesta quinta-feira (5) que foi aprovada, por consenso, a Missão Eleitoral que vai acompanhar as eleições parlamentares da Venezuela, no próximo dia 6 de dezembro.

Ernesto Samper - Unasul - Telesur

Através de um comunicado, o organismo ratificou a “confiança nas Missões Eleitorais que a Unasul vem exibindo para fortalecer a democracia há vários anos”.

A nota afirma ainda que o secretario geral da Unasul, Ernesto Samper, expressou que este acompanhamento representa uma oportunidade para os venezuelanos decidirem por eles mesmos o futuro do país.

Samper explicou que a missão será de caráter técnico e atuará em várias cidades da Venezuela. Além disso, estará integrada por umas 50 ou 60 pessoas que vão dispor de “total liberdade de movimento”.

Desta maneira se ratifica a transparência do sistema eleitoral venezuelano, ao garantir o acompanhamento das missões internacionais no processo das eleições, que tem sido questionado por setores opositores, que insistem em desconhecer o poder eleitoral venezuelano.

O Conselho Nacional Eleitoral tem reafirmado que em todas as fases do processo eleitoral vão participar, além das missões internacionais, técnicos de partidos políticos e outros organismos como o Parlasul, a Alba, o Parlatino e a Celac.