Diário do Povo: Liderança de Taiwan também se opõe ao separatismo

O presidente chinês Xi Jinping reuniu-se no último sábado (7), em Singapura, com o líder de Taiwan, Ma Ying-jeou, naquele que foi o primeiro encontro entre os líderes dos dois lados do Estreito de Taiwan nos últimos 66 anos – um marco histórico no desenvolvimento das relações. O encontrou representou um passo indispensável para o intercâmbio político de alto nível entre ambas as partes, possibilitando uma comunicação direta sem precedentes entre os líderes dos dois lados do Estreito.

Xi Jinping e Ma Ying-jeou

Tal como o presidente Xi disse, devemos mostrar ao mundo, através das nossas ações, que os chineses dos dois lados do Estreito têm a capacidade e a sabedoria para resolver adequadamente os seus problemas e contribuir, ainda mais, para a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade regional e mundial.

O encontro entre os líderes dos dois lados do Estreito de Taiwan foi uma medida importante para atender à vontade dos compatriotas dos dois lados do Estreito e à tendência dos tempos. Atualmente, o desenvolvimento das relações entre a China continental e Taiwan depara-se com uma escolha de direção e caminho. Os compatriotas de ambos os lados esperam que o Estreito de Taiwan mantenha a paz e a estabilidade, e que as relações continuem a alimentar o desenvolvimento pacífico, permitindo a obtenção de mais resultados benéficos para o povo.

O encontro entre os líderes das duas partes tem precisamente como objetivos evitar a repetição de uma tragédia histórica, preservar os êxitos atingidos no desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito, proseguir com a criação de uma vida pacífica para todos.

Nos últimos sete anos, a materialização do desenvolvimento pacífico entre os dois lados do Estreito dependeu da persistência das duas partes no ‘Consenso de 1992’, e da base política comum contra a ‘independência de Taiwan’. Sem essas orientações, a nau do desenvolvimento pacífico encontraria uma tempestade onde afundaria irremediavelmente.

As duas partes precisam de continuar a consolidar esta base política comum de promoção do desenvolvimento das relações entre os dois lados do Estreito, a garantir a direção correta do desenvolvimento pacífico, e a aprofundar a consciência do princípio de ‘uma só China’ e da sua natureza fundamental nas relações através do Estreito. Os compatriotas de ambos os lados devem unir-se e opor-se firmemente aos apoiantes da ‘independência de Taiwan’ e às suas atividades separatistas.

O encontro histórico entre os dois líderes demonstra que, com base no princípio de ‘uma só China’, é possível reforçar a comunicação e a confiança mútua, assim como controlar divergências a alto nível para defender conjuntamente a paz, a estabilidade e planejar conjuntamente o desenvolvimento das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan.