Sorrentino: "Projeto eleitoral do PCdoB-Belo Horizonte é nacional"

 A Conferência do PCdoB-Belo Horizonte reuniu no último sábado (7), na capital mineira, mais de 200 delegados de todas as regiões da cidade. A atividade elegeu a nova direção municipal do Partido e reafirmou o projeto político eleitoral do PCdoB para as eleições de 2016.

Por Mariana Viel, da redação Vermelho-Minas

A mesa de abertura da conferência foi composta pelo vice-presidente nacional do Partido, Walter Sorrentino; pelo presidente estadual do Partido em Minas Gerais, deputado federal, Wadson Ribeiro; pela deputada federal, Jô Moraes e pelo deputado estadual e secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Mário Henrique Caixa; pela ex-presidenta do PCdoB-BH, Dalva Stella; e pelo novo presidente eleito do Partido na capital, Zito Vieira.

O vice-presidente nacional do PCdoB iniciou sua intervenção saudando a ex-presidenta do Partido na capital. “Dalva representa a expressão mais concentrada do que é o partido em Belo Horizonte, um partido com forte espírito de unidade”. E ressaltou o compromisso do dos comunistas mineiros em seguir as orientações nacionais do PCdoB. “Respeito e admiro muito o Partido em Minas, em especial em BH: um partido de jovens, trabalhadores e mulheres”.

O dirigente nacional fez uma análise da atual crise política e econômica que o Brasil enfrenta. Ele afirmou que o país e o projeto democrático que o PCdoB integra desde 2002 com a eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão em perigo.

“Vivemos uma travessia na economia para uma nova etapa. Para seguirmos adiante precisamos renovar o nosso projeto através de reformas estruturais. É preciso mudar estruturalmente alguns aspectos da economia. Brasil só retomará o crescimento se dermos um novo giro na roda do nosso projeto de desenvolvimento. Precisamos conscientizar e disputar a sociedade brasileira. É nas horas difíceis que se mostra quem é que tem norte estratégico”, enfatizou Sorrentino.

Segundo ele, há uma clara tentativa de setores brasileiros de deslegitimar os mais de 54 milhões de votos que a presidenta da República Dilma Rousseff teve nas eleições de 2014. A atual onda conservadora e golpista tenta criminalizar e desacreditar a política. “Quando se nega a política o que se apresenta é o fascismo. O centro da nossa tática é impedir o golpe, impedir o impeachment. A esquerda política e social deve se unificar para que possamos disputar o povo. Precisamos recompor as forças democráticas e as bases políticas”.

Sorrentino ressaltou ainda os compromissos históricos do PCdoB com a democracia e com o desenvolvimento nacional. “O PCdoB faz política estratégica para não se perder. Fazemos isso pela nossa política e pelos nossos ideais estratégicos como partido comunista”.

Em Belo Horizonte, o PCdoB apresenta as pré-candidaturas da deputada federal, Jô Moraes e do deputado estadual e secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Mário Henrique Caixa, para a Prefeitura da capital. Para o vice-presidente nacional do Partido, as eleições de 2016 são um momento estratégico para os comunistas belo-horizontinos apresentarem a sua identidade política. “Precisamos ser um partido afirmativo e mostrar a nossa cara. O projeto eleitoral do PCdoB-Belo Horizonte é nacional”.

Reafirmando a fala do dirigente nacional, o deputado federal Wadson Ribeiro — presidente do PCdoB-Minas — disse o Partido na capital também concentra esforços para disputar o Legislativo municipal. “Essa conferência aponta que o PCdoB é um partido com um grande papel nas eleições do ano que vem. Nosso projeto para 2016 também é eleger uma bancada expressiva para ser a voz das lutas do PCdoB na cidade de Belo Horizonte”.

Wadson reforçou ainda que a conferência municipal marca o posicionamento e a postura sem vacilações que o PCdoB tem adotado de norte a sul de Minas Gerais contra a tentativa de golpe à presidenta Dilma. “Nosso Partido tem o compromisso e a responsabilidade histórica. Tenho certeza que essa conferência fortalece o nosso intuito de um Partido mais unido, mais forte e mais consciente de seu papel nessa quadra extremamente difícil e complexa da conjuntura nacional. Mas que terá no nosso forte PCdoB de Belo Horizonte um elemento importante para esse enfrentamento”.