Angola iça bandeira-monumento em comemoração à independência

A Bandeira Monumento foi içada nesta quarta-feira (11), no Museu Nacional da História Militar (Ex-Fortaleza de São Miguel), em Luanda, num ato presidido pelo Vice-Presidente da República; Manuel Domingos Vicente.

bandeira pode ser vista em várias partes de Angola

A bandeira que pesa 40 quilos, com 18 metros de comprimento e 12 de largura, é içada num mastro de 75 metros de altura que pode suportar ventos até 200 quilômetros. E pode ser vista em todas as ruas da baixa Luanda.

No entanto, a bandeira da República de Angola foi içada pela primeira vez as zero horas de 11 de novembro de 1975, com a proclamação da Independência Nacional pelo primeiro presidente de Angola independente, António Agostinho Neto.

Enquanto a Bandeira-Monumento foi hasteada pela primeira vez no Museu Nacional de História Militar, antiga fortaleza de S. Miguel, num ato presidido pelo presidente José Eduardo dos Santos, no dia 4 de Abril de 2013, e a mesma é hasteada 12 vezes por ano.

Inaugurada no quadro das comemorações do 11º aniversário do 4 de Abril, dia consagrado a Paz e a Reconciliação Nacional, a Bandeira-Monumento é uma homenagem aos heróis da Pátria e todos quantos se empenharam para o alcance da independência nacional, da paz, do progresso e do desenvolvimento de Angola.

A bandeira será hasteada em 4 de janeiro (Dia dos Mártires da Repressão Colonial Baixa de Kassanje), 4 de fevereiro (Inicio da Luta Armada de Libertação Nacional), 8 de março (Dia Internacional da Mulher), 4 de abril (Dia da Paz e da Reconciliação Nacional), 1 de maio (Dia Internacional dos Trabalhadores) e a 25 de maio (Dia de África).

A mesma será também hasteada no primeiro domingo do mês de Julho, no primeiro domingo do mês de Agosto, a 17 de setembro (Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional), no primeiro domingo do mês de outubro, a 11 de novembro (Dia da Independência Nacional) e a 25 de dezembro (Dia de Natal e da Família).

A obra é constituída por um mastro de 75 metros de altura e 25 toneladas de peso, sob uma base de 1,5 metros de diâmetro, constituída por cerca de 200 metros cúbicos de concreto armado, enquanto no topo, de 30 centímetros, está incrustada uma luz de sinalização aeronáutica.

O mastro, que pode oscilar até um metro para os lados, suporta uma Bandeira Nacional, com 18 metros de comprimento e 12 de largura, pesando cerca de 40 quilos, cujo material de confecção (pano) está preparado para suportar adversidades do tempo, mormente ventos de até 200 quilômetros por hora.

A Bandeira Nacional, saliente-se, tem duas cores dispostas em igual número de faixas horizontais, sendo a superior e de cor vermelha e a inferior preta, representando: a vermelha, o sangue derramado pelos angolanos durante a opressão colonial, a luta de libertação nacional e a defesa da pátria, enquanto a preta, o Continente africano.

Ao centro, figura uma seção constituída por uma semi-roda dentada, símbolo dos trabalhadores e da produção industrial, uma catana, em homenagem aos camponeses, a produção agrícola e a luta armada, por fim uma estrela, que representa a solidariedade internacional e o progresso.

Fonte: Angop