Cuba: Independência de Angola reforçou relações de cooperação

O embaixador angolano José César Augusto "Kiluanji", disse sexta-feira (11), em Havana, que a comemoração do quadragésimo aniversário da independência nacional coincide com o quadragésimo aniversário de estabelecimento de relações de cooperação entre Angola e Cuba e nesses anos ambos os países foram consolidando as históricas relações de amizade e cooperação que se tornaram sólidas em todos os campos.

Agostinho Neto com Fidel Castro

O diplomata que falava num ato político-cultural por ocasião dos 40 anos da independência nacional, considerou que Angola sozinha não conseguiria tantas vitórias. "Sozinha alcançaria sim vitórias mas não seriam tantas. “Não se pode fazer grandes coisas sem grandes amigos”, disse.

Acrescentou que a grandeza de um país está intimamente ligada ao espírito humanista, que é a dos cubanos.

Também ao intervir no ato o presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, Fernando González referiu que é com grande júbilo que se celebra o 40º aniversário da independência de Angola, país irmão de Cuba que somou o seu nome à comunidade de nações livres em 11 de novembro de 1975.

Fernando González, destacou que a história de Angola foi escrita graças a firme decisão de luta de angolanos com apoio dos cubanos, marcando assim um histórico sucesso não somente pela ascensão da liberdade, mas também pela criação de condições para a independência da Namíbia, Zimbábue e a abolição do antigo regime do apartheid na África do Sul.

A cerimônia político-cultural organizada pela Embaixada da República de Angola em Cuba e pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos, contou com a presença do ministro angolano dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, entre outros.