Objetivo é fortalecer a luta em defesa da democracia, diz Antonieta

O PCdoB chama pra luta! No sábado (7), o Comitê Municipal do PCdoB Recife realizou a última reunião da atual direção antes da 14ª Conferência, marcada para o dia 14 de novembro. Na pauta, a conjuntura nacional e local, o balanço das ações da direção cessante e o debate sobre as propostas e tarefas da nova direção a ser eleita na conferência.  

Nosso esforço visa fortalecer a luta em defesa da democracia, diz Antonieta - Divulgação

A presidenta municipal Antonieta Trindade fez uma análise da atual conjuntura política, com destaque para o ambiente "absolutamente de conflito" que predomina no Congresso Nacional, a "turbulência" causada pela possível cassação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e as tentativas do governo Dilma de recompor a base aliada no parlamento, promovendo, inclusive, minirreforma ministerial, que, segundo Antonieta, não resultou em ganhos para o governo na votação de projetos importantes, como o de repatriação de recursos enviados para o estrangeiro por denunciados na operação Lava Jato.

"É um ambiente em que prevalece o que há de mais atrasado, mais conservador, que tem se posicionado contra tudo o que nós já avançamos", afirmou a comunista, lembrando a passagem recente do deputado federal Jair Bolsonaro pelo Recife e as manifestações de apoio e de repúdio às suas ideias, como o retorno da ditadura.

Ela destacou ainda o esforço do PCdoB "para reunir as forças democráticas, os movimentos sociais visando fortalecer o processo de mobilização e de luta em torno da defesa da democracia, das conquistas dos trabalhadores e do Brasil" e fez um breve registro sobre as ações da Frente Brasil Popular e do ato a ser promovido quarta-feira (11), em Brasília, pelas centrais sindicais contra o golpe. Registrou também a atuação da bancada do partido no Congresso Nacional, com destaque para as deputadas federais Jandira Feghali e Luciana Santos. "A palavra de ordem da militância é a mobilização crescente contra o golpe e em defesa da democracia e das conquistas sociais".

Antonieta, que se despede da presidência do Comitê Municipal, falou também sobre os desafios da nova direção municipal, a ser eleita na 14ª Conferência, entre os quais, a construção de chapa própria de vereadores e vereadoras para 2016; o fortalecimento e construção da Frente Brasil Popular, intensificando a mobilização em defesa da democracia; ampliar a participação dos comunistas no movimento sindical, da juventude e nos movimentos sociais; e retomar o esforço de formação e capacitação de quadros dirigentes e militantes.

Audicéa Rodrigues, com informações de Inamara Mélo
Do Recife