Hillary lidera pesquisas para eleições de 2016 nos EUA

A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, tem uma vantagem de quase 20 pontos sobre o senador Bernie Sanders no território americano, para a nomeação dela como candidata à presidência pelo Partido Democrata em 2016, segundo pesquisa publicada nesta quinta-feira (12) no jornal The New York Times e também na emissora de televisão CBS.

Hillary Clinton

Hillary conta com 52% do apoio de seus correligionários, enquanto Sanders obteve 33% e o ex-governador de Marylanda, Martin O'Malley, 5%. O Times assinala que Sanders não conseguiu tirar a ex-primeira dama do topo da lista nesta corrida pela Casa Branca, apesar manter há um mês uma série de ataques à candidatura dela.

Segundo o jornal nova-iorquino, o principal desafio de Sanders é transformar seu discurso de esquerda e uma candidatura pouco conhecida em uma campanha nacional mais atraente, mas nesse sentido enfrentará um difícil teste na noite de sábado, durante o segundo debate na televisão entre os aspirantes democratas em Des Moines, Iowa.

Hillary se apresentará nessa ocasião depois de protagonizar eventos significativos desde o debate passado, realizado em 13 de outubro, com os outros aspirantes democratas e após a decisão do vice-presidente Joe Biden deixar a corrida eleitoral.

A ex-primeira dama também passou por uma prova de fogo, ao enfrentar as recentes investigações estimuladas pelos republicanos no Congresso, sobre seu papel na resposta ao ataque terrorista contra o consulado americano em Bengazi, na Líbia, em setembro de 2012, onde morreram quatro diplomatas, inclusive o embaixador em Tripoli, Christopher Stevens.