Bashar al-Assad atribui expansão do terrorismo a política francesa

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, atribuiu neste sábado às políticas equivocadas dos Estados ocidentais no Oriente Médio a expansão do terrorismo. Segundo ele, a política conduzida na região também pela França contribuiu para os ataques de sexta-feira (13), reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que causaram pelo menos 127 mortos em Paris.

Bashar al-Assad

"As políticas equivocadas dos Estados ocidentais, particularmente a França, em relação aos eventos da região (do Oriente Médio), e o apoio de um número de seus aliados aos terroristas são razões que estão por trás da expansão do terrorismo", declarou Assad à agência síria de notícias Sana.

O presidente sírio frisou também da importância em "adotar novas políticas e procedimentos ativos para deter o apoio logístico e político aos terroristas com o objetivo de derrotar o terrorismo".

O presidente sírio fez estas declarações durante a recepção a uma delegação de personalidades francesas liderada pelo deputado opositor Thierry Mariani, acrescentou a Sana.

Nesse encontro, Assad acrescentou que os ataques terroristas de Paris não podem ser separados dos que aconteceram em Beirute na quinta-feira (12) e que provocaram pelo menos 43 mortos, do conflito que assola a Síria há quase cinco anos e do que está ocorrendo em outras regiões.

"O terrorismo é um campo no mundo e os terroristas não reconhecem fronteiras", destacou o presidente sírio.

Por sua parte, os membros da delegação francesa salientaram que estes ataques terroristas na França ocorridos ontem provaram que não há Estado que possa estar a salvo do terrorismo, destacou a agência.

Os convidados franceses assinalaram também a importância de unificar esforços regionais e internacionais para combater e deter este fenômeno que ameaça os povos da região e do mundo.

O EI reivindicou neste sábado (14), em comunicado de texto e áudio divulgado na internet, a autoria destes atos terroristas e detalhou que foram realizados por oito homens armados que detonaram seus cintos de explosivos quando acabou a munição de suas metralhadoras.

Pelo menos 127 pessoas morreram e 180 ficaram feridas nos atentados em Paris, com três explosões nas proximidades do estádio Saint Denis, onde França e Alemanha disputavam um amistoso; a tomada de reféns na casa de espetáculos Bataclan e disparos em restaurantes.