WikiLeaks acusa França e Estados Unidos de alimentarem Estado Islâmico

Após os ataques terroristas que mataram mais de 120 pessoas na noite de sexta-feira (13) em Paris, na França, o o perfil oficial do WikiLeaks no Twitter lembrou que a "França alimentou o Estado Islâmico", entre outros Estados.

WikiLeaks - REUTERS/Petar Kujundzic

"Ao menos 39 mortos nos ataques terroristas franceses essa noite. França fechou as fronteiras. Estados Unidos, Reino Unido, França alimentaram o Estado Islâmico. Não é tão engraçado agora, é?", publicou o site em sua conta na rede social.

Horas depois, o WikiLeaks voltou a usar a rede social para afirmar: "250 mil mortos na Síria e no Iraque. Ambos um resultado direto dos EUA, Reino Unidos e França alimentando extremistas sunitas (SIC)". Alguns seguidores da conta repudiaram os posts, enquanto outros elogiaram.

A violência extremista praticada pelo grupo terrorista Estado Islâmica tem sido debatida nas redes sociais e o WikiLeaks tem denunciado o papel de Estados Unidos, Reino Unido e França, entre outros países, na manutenção e no financiamento desse grupos terroristas.