Comitê de Ijuí faz primeira reunião após Conferência Municipal

O PCdoB de Ijuí realizou no sábado (14) a primeira reunião de seu novo Comitê, eleito na Conferência Municipal do Partido realizada em 31 de outubro. A reunião foi conduzida pela presidenta eleita, Vereadora Rosane Simon, e teve como objetivo eleger a comissão executiva, a comissão política e secretarias, além de organizar a delegação de Ijuí para a Conferência Estadual que ocorrerá no 28 de novembro.

Comitê Municipal de Ijuí, 2015 - Adriano Daltro

O Deputado Estadual Junior Piaia iniciou as intervenções sublinhando que o processo de mobilização para Conferência Estadual mostra uma grande adesão dos Comitês Municipais, neste momento em que o quadro político e econômico no país é ainda de relativas dificuldades.

Piaia disse ainda que o cenário político atual pode passar por rearranjos significativos nas siglas partidárias e que o campo da esquerda, que experimenta certa fragmentação, impõe ao PCdoB um maior grau de compromisso político da militância. “O partido se posiciona de maneira clara, situado no campo progressista, compreendendo o momento político e econômico e sabendo jogar o seu papel na defesa da democracia, da soberania do país, lutando por manter e ampliar os avanços e conquistas nas áreas social e econômica. Temos maturidade na leitura do quadro, nos rumos da luta e apesar das dificuldades, o contexto atual nos possibilita atuar com um alto grau de entusiasmo, fazendo o movimento de resistência progressista na sociedade”.

Sobre o cenário político no município, Piaia entende que a conjuntura eleitoral também passa por mudanças, o que reforça a importância do momento para o PCdoB. Ele fez um apelo à militância do Partido para que caminhe no rumo progressista, debatendo os problemas da cidade e da região, tendo o Comitê como espaço para este debate. “Não existe partido sem coletivo. Cada um é importante e todos precisam estar envolvidos no processo de maneira consciente e participativa, para fortalecer o PCdoB em Ijuí diante dos desafios gerais de crescermos na cidade e na região, ampliando nossa atuação no movimento social, e também diante da tarefa de mantermos o papel de protagonismo que o Partido sempre teve nas eleições municipais”, concluiu.

A reunião seguiu com as manifestações dos presentes e com a eleição dos membros para a executiva e a comissão política. A executiva será composta por Adriano Schröer, Agenor Castoldi, Alisson Legonde, Ângelo Schiavo, Junior Piaia e Rosane Simon. Os membros da executiva formam a comissão política do partido junto com Camila Betsch, Luciana Pereira, Marlon Régis Soares, Nelson de Lima e Ricardo Pittas.