Seminário debaterá comunicação de qualidade para crianças e jovens

Como crianças e adolescentes têm usado a internet? O que têm ganhado e a quais riscos estão expostos pelo uso da rede? Como a publicidade tem se dirigido a esse público em tempos de convergência midiática? Como jovens vêm construindo processos de conexão ao produzir comunicação?

Essas e outras questões têm sido investigadas pelo GRIM, Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia, e serão debatidas no seminário que comemora os 10 anos de funcionamento do grupo na Universidade Federal do Ceará. O evento ocorrerá dias 18 e 19 de novembro, no auditório Rachel de Queiroz, na área II do Centro de Humanidades da UFC (Avenida da Universidade, 2762, Benfica, Fortaleza). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet (www.doity.com.br/grim10anos).

A coordenadora e fundadora do GRIM, professora Inês Vitorino, explica que o grupo foi criado com propósito de aprofundar referenciais teórico-metodológicos e desenvolver pesquisas que permitam compreender os processos comunicativos contemporâneos no campo da comunicação midiática com o foco na infância e juventude.

Programação

Ao todo, 27 pesquisadores que se dedicam a investigar questões relacionadas aos usos e às mediações das relações entre infância, juventude e mídias participarão do evento como conferencistas ou expositores. A lista completa de especialistas convidados e a programação do seminário estão disponíveis em www.grim.ufc.br.

Entre as vozes do debate está Cristina Ponte, professora da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Ela é coordenadora do núcleo português do projeto EU Kids Online, uma rede que congrega pesquisadores de 33 países, inclusive do Brasil, para analisar anualmente oportunidades, riscos e aspectos de segurança decorrentes do uso da internet por crianças e adolescentes.

No seminário, Cristina Ponte apresentará o panorama europeu, e em especial o português, que tem servido de contraponto para o estudo comparado desenvolvido pelo GRIM nos últimos dois anos. Os resultados preliminares do projeto “TIC Kids Online Brasil Portugal”, que tem ouvido crianças, pais e professores de escolas públicas e particulares, serão apresentados no primeiro dia do evento.

Dados importantes para a discussão serão apresentados, em conferência, por Maria Eugênia Sozio, analista de informações do Centro Regional de Estudos sobre o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. Ela coordena a produção de estatísticas e indicadores do estudo anual TIC Kids Online Brasil, que gera informação sobre os usos que crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, fazem da internet.

No segundo dia, a discussão sobre publicidade infantil sob a ótica dos direitos da criança e do adolescente – também tema de pesquisa em desenvolvimento pelo GRIM – contará com a interlocução de Pedro Hartung, advogado do núcleo de defesa do Instituto Alana, ONG paulista atuante na promoção e defesa dos direitos de crianças.

Haverá ainda discussão sobre o consumo midiático de jovens e intervenções audiovisuais com juventudes, considerando experiências e dados oriundos de outros dois projetos de pesquisa conduzidos pelo GRIM. Na ocasião, conversará com o público Daniel Meirinho, professor das Faculdades Integradas Barros de Melo e Boa Viagem, produtor e diretor do Programa de Rádio Voz da Juventude.

Atividades culturais encerrarão os dois dias de seminário. Na quarta-feira, às 18h, integrantes do projeto Serviluz das Artes farão performance audiovisual a partir da experiência desenvolvida no bairro Serviluz, em Fortaleza (CE). Na quinta-feira, às 18h, haverá apresentação do Coral do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), com direção do professor Gerardo Viana Júnior e a participação de estudantes de graduação das mais diversas áreas e de pessoas da comunidade.

Saiba mais

Em 10 anos de funcionamento na UFC, o grupo contabiliza sete projetos de pesquisa já realizados ou em curso e parcerias relevantes que estão representadas na programação do evento.

O termo GRIM é uma homenagem aos irmãos Grimm, pois, assim como eles, os pesquisadores integrantes acreditam no potencial imaginativo de crianças e jovens, na importância das mídias e na responsabilidade social inerente a essa relação.

Fonte: Agência da Boa Notícia