Homenagem: Posto de Saúde receberá o nome de Chico Passeata

A Prefeitura de Fortaleza realiza nesta terça-feira (17/11), às 17h, no Bairro Itaperi, a inauguração do Posto de Saúde Dr. Francisco Monteiro (Chico Passeata). A homenagem ao médico sanitarista, importante representante da militância e ideias humanistas no Ceará, partiu de Projeto de Lei Ordinária assinado pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB) e aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza no primeiro semestre de 2015.

Evaldo destaca que a vida de Chico Passeata foi marcada pela sensibilidade diante das causas sociais, com participação fundamental em grandes conquistas populares na capital cearense. Portanto, a denominação do Posto de Saúde no Itaperi trata-se de um registro que exalta a memória de luta do povo fortalezense. "Passeata é nome de resistência, democracia e mobilização social", reforça o parlamentar.

Participarão da solenidade o prefeito Roberto Cláudio; a secretária da Saúde do Município, Socorro Martins; o secretário da Regional IV, Airton Mourão e demais autoridades municipais. Esse é o segundo posto de saúde construído pela atual gestão. A expectativa é de 25 novas unidades que vão ampliar a Atenção Primária do Município até o final do presente mandato de Roberto Cláudio.

Saiba mais

Nascido em Fortaleza, em 7 de novembro de 1947, Francisco das Chagas Dias Monteiro se formou em Medicina na Universidade Federal do Ceará e iniciou, na década de 1960, uma intensa participação no movimento estudantil. Nesta época, recebeu o apelido "Chico Passeata", por defender a luta pelos direitos através da ocupação das ruas com manifestações populares.

Chico Passeata sofreu perseguição na ditadura militar, quando foi obrigado a assumir clandestinidade pelo AI 5. Em 1969, foi preso na cidade de Quipapá (PE) juntamente com sua esposa grávida de dois meses. Submetido a torturas nas dependências do DOPS pernambucano, o esquerdista chegou a cumprir dois anos de pena na prisão. O seu primeiro filho nasceu em cárcere. Em Fortaleza, nos anos 1970, também foi preso e sequestrado pelo DOI/CODI.

Especialista e mestre em Saúde Pública, o médico fortalezense deixou em vida contribuições para o setor. Em Campinas, ajudou a implantar o Sistema Público de Saúde. Em Fortaleza, na década de 1980, trabalhou como coordenador na Secretaria de Saúde, foi presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, além de membro do Conselho Regional de Medicina REMEC e do Conselho Federal de Medicina. Também foi poeta, com antologias publicadas. Chico Passeata faleceu no dia 12 de agosto de 2011, aos 63 anos.

Serviço

Inauguração do Posto de Saúde Dr. Francisco Monteiro (Chico Passeata)

Data: terça-feira (17/11)
Hora: a partir das 17h
Local: Rua 07, s/n. Loteamento Cartier Osvaldo Studart – Itaperi (SERV IV). Sentido Parangaba/Cidade dos Funcionários -segue pela Avenida Silas Munguba, antiga Dedé Brasil, e dobrar à direita após o Campus da UECE. Seguir na Rua Betel, passar a UPA e dobrar à esquerda uns 100 metros antes da Unidade de Zoonose-CCZ.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)