Fim do financiamento privado é vitória da democracia, diz Rubens Jr 

O Congresso Nacional manteve o veto da presidenta da República ao financiamento empresarial de campanhas eleitorais. O vice-líder do PCdoB, Rubens Pereira Jr (MA), comemorou a decisão como uma vitória do sistema democrático.  

Fim do financiamento privado é vitória da democracia, diz Rubens Jr - Agência Câmara

“É a garantia legal do princípio de "um homem, um voto"”, afirmou, referindo-se ao conceito desenvolvido pelo inglês John Locke, pai do liberalismo no século 17, de que cada ser humano tinha um peso igual no processo decisório. Todos deveriam ser iguais perante a lei.

“Tem político que não sabe como será a eleição sem a participação de empresas. Mas que se virem. É o início da mudança na democracia brasileira”, afirmou Rubens por meio de seu perfil na rede social Twitter.

A tese de mestrado do parlamentar é sobre o financiamento de processos eleitorais. Na atuação parlamentar, Rubens Jr marcou seu primeiro ano de mandato pela defesa do financiamento público, motivo de seu primeiro discurso em plenário.

A intervenção de Rubens no dia da votação do tema no Congresso Nacional foi destacada na mídia e em artigo do jornalista Ricardo Kotscho, que foi o primeiro assessor de imprensa do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na época em que a Câmara dos Deputados aprovou o financiamento empresarial de campanha, depois vetado pela presidenta Dilma, em abril deste ano, o jornalista Ricardo Kotscho disse em artigo citando o deputado Rubens Pereira Júnior:

"'O projeto que a Câmara mandou ao Senado mostra, na prática, um Congresso terceirizado aos interesses dos financiadores de campanha', disse muito bem, resumindo a opera, o deputado Rubens Jr. (PCdo B-MA), ao criticar o projeto de lei que permite as terceirizações também nas atividades-fim das empresas, aprovado esta semana na Câmara, como queriam as entidades empresariais defendidas por Cunha."