Sessão solene na Câmara reafirma luta contra o racismo e a opressão 

Os deputados fizeram uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, com uma sessão solene, ontem (19). Na ocasião, os parlamentares reafirmar o compromisso com a luta contra o racismo e a opressão que vivem até hoje os negros e negras.  

Sessão solene na Câmara reafirma luta contra o racismo e a opressão - Agência Câmara

A ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, enfatizou, em seu discurso, a necessidade de se superar o racismo na sociedade brasileira. “O 20 de novembro é um momento para comemorar, mas também de reflexão, para discutirmos e avaliarmos os limites e os avanços da superação do racismo em nossa sociedade”, afirmou.

Na sessão, foi exibido o vídeo “Lugar do Negro”, da campanha Novembro pela Igualdade Racial. “O lugar do negro e da negra é em todo lugar, é onde o negro e a negra quiserem estar. Os dados estatísticos e pesquisas apontam que ainda há muito a se fazer para superar o racismo, a discriminação racial e o sexismo”, declarou Nilma Lino Gomes.

De acordo com a deputada Tia Eron (PRB-BA, que presidiu a sessão: “Nesse momento de alegria não podemos esquecer que a nossa luta ainda está começando. Precisamos empoderar os negros com mais acesso a educação e pleno conhecimento de sua história e da história do mundo. É importante que todos, independentemente da cor da sua pele, saibam que esta luta é de todos nós”, afirmou a deputada.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o dia 20 de novembro é uma referência para o movimento negro brasileiro. “A fama e o símbolo de resistência de Zumbi contra a escravidão fizeram com que ele fosse escolhido pelos ativistas negros para representar esse dia”.

O Dia da Consciência Negra foi escolhido em homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu nesta data em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial.

Em 2003, a Lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. Em 2011, a presidenta Dilma sancionou a Lei 12.519 que criou a data. O Dia da Consciência Negra é um feriado em mais de 800 cidades brasileiras.