PCdoB de Goiânia realiza grande Conferência

O Comitê Municipal do PCdoB de Goiânia realizou, neste domingo (22), a Conferência do partido na capital que aprovou a pré-candidatura de Denise Carvalho à Prefeitura de Goiânia.

Conferência Municipal PCdoB - Goiânia

A Conferência, realizada no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, contou com a participação de cerca de 300 filiados, militantes e simpatizantes do PCdoB, sendo 184 delegados (as) eleitos(as) nas diversas reuniões de Goiânia, nos últimos dois meses. Representantes de entidades como a CTB, CUT, UNE, UBES, MTST, MLCP, CPM, UBM, UNA-LGBT entre outras também participaram.

Durante a Conferência Municipal, foi eleito o novo Comitê Municipal do PCdoB, composto pelos seguintes dirigentes: Artur Dias, Abrão Modesto “César”, Ailma Maria, Anália Franco, Antônio Teles, Baiano MC, Bruno Altino, Bruno Henrique, Bruno Pena, Camila Lorrane, Carlos Augusto, Charly David, Cláudia Herlaine, Daniella da Cruz Pinto, Deborah Evellyn, Denise Carvalho, Euler Ivo, Fernando Dominience, Fernando Abreu, Francinéia Ferreira, Gabriel Tatico, Geraldo Pessoa, Gesner Alcino, Gilmar Arão, Guilherme Gasel, Honório Rocha, Ivo Mamona, João Machado, Joseilton Vicente, Karoline Santos, Lorena Miranda, Lúcia Rincon, Maria do Amparo, Maria José Costa, Maria Ocionira, Nivaldo Santos, Núbia Cristian Leite, Paulo Victor, Plínio Chadud, Railton, Rodrigo Alcoverde “Xuxa”, Samir de Sousa, Sérgio Gonçalves, Sônia Maria, Tatiana Lemos, Tatiane Pena, Valdete Patrocínio, Valtuídes Mendes, Vera Lúcia, Vinícius Francisco “Chico” e Zilmarina.

Também foram eleitos os delegados para Conferência Estadual do partido, que será realizada em Goiânia no próximo dia 29.

O então presidente do PCdoB de Goiânia, Bruno Pena, conduziu os trabalhos. Inicialmente, Bruno apresentou o balanço da gestão do Comitê Cessante. Depois, foi a vez de o secretário nacional de Organização do PCdoB, Ricardo Abreu “Alemão” fazer o uso da palavra. Alemão fez uma análise da conjuntura política mundial e nacional.

Em seguida, a presidenta estadual do PCdoB, deputada Isaura Lemos, analisou a conjuntura política do estado de Goiás. Fez críticas à situação Educação, em especial a questão das OSs, Saúde, Transporte e Segurança em Goiás.

A vereadora Tatiana Lemos, líder do PCdoB na Câmara Municipal de Goiânia, falou sobre o cenário político e econômico da capital. Ressaltou, inclusive em sua fala, que Goiânia é a cidade mais desigual do Brasil e a 10ª no mundo. Tatiana criticou a falta de planejamento em Goiânia; a ausência de instrumentos para uma gestão democrática; a falta de creches e escolas de tempo integral; o serviço público de saúde que se mantém sobrecarregado; o descumprimento das planilhas no transporte coletivo e a política de habitação, que, na avaliação da vereadora, das 40 mil casas populares prometidas, apenas 2 mil foram entregues.

A parlamentar falou também sobre a atuação do PCdoB na Câmara Municipal e destacou ainda os principais projetos de lei de sua autoria. Entre eles: o do Passe Livre Estudantil, que se transformou em lei; o que proíbe empresas ou consórcios, que fizeram doações de campanha para candidatos a prefeito ou vereadores, de celebrar contrato com os poderes Executivo e Legislativo; o projeto em defesa da criança e adolescente, que proíbe imagens pornográficas e sensuais em outdoors (este se transformou em lei); entre outros projetos de leis.

Houve ainda discussão do documento base da 14ª Conferência Municipal de Goiânia. Após, foram apresentadas, debatidas e aprovadas as Resoluções Políticas da Conferência, que defendem que o partido deve participar ativamente da luta pela democracia; por um novo projeto nacional de desenvolvimento e reformas estruturantes; reforçar a identidade do PCdoB; organizar amplamente as massas; organizar e fortalecer a organização das principais categorias de trabalhadores e trabalhadoras; e fortalecer a atuação do partido, capacitando permanentemente os quadros e militantes.

Por último, também foram apresentadas, debatidas e aprovadas as Resoluções Eleitorais. O projeto prioritário do PCdoB em Goiânia é a eleição de vereadores e ou vereadoras em 2016. O partido deve trabalhar na construção de chapa de vereadores e vereadoras representativos (as), visando a reeleição da vereadora Tatiana Lemos e a conquista de mais uma ou duas cadeiras na Câmara Municipal de Goiânia.

Conferência aprova pré-candidatura de Denise Carvalho à prefeitura de Goiânia

Ainda, com o propósito de ampliar a influência eleitoral, social e política, trabalhará uma alternativa para a Prefeitura de Goiânia, e como pré-candidata à Prefeitura da capital, apresentou o nome da camarada Denise Carvalho.

A atuação política de Denise Carvalho teve início em 1981 no Movimento Estudantil Universitário, quando foi eleita para a vice-presidência do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Goiás. Foi a primeira mulher eleita para a presidência da União Estadual dos Estudantes.

Em 1988, foi eleita vereadora de Goiânia. Em 1990, foi eleita deputada estadual. Foi reeleita em 1994. Em 1998, alcançou a reeleição para seu terceiro mandato como deputada.
Em 2003, assumiu o cargo de Secretária de Ciência e Tecnologia de Goiás. Em julho de 2006, assumiu a Superintendência da Mulher do Estado de Goiás. Em 2007, no mês de junho, assumiu a Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial, extinta Semira.