Brasil manifesta solidariedade à Venezuela e repele intimidações

O ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta sexta-feira (27) na qual afirma que o governo brasileiro condena o assassinato de Luis Manuel Díaz, líder da direita venezuelana, ocorrido na última quarta-feira (25).

Dilma anuncia reforma ministerial

“O governo brasileiro confia em que o governo venezuelano atuará para coibir quaisquer atos de violência ou intimidação que possam colocar em dúvida a credibilidade do processo eleitoral em curso e a legitimidade dos resultados da votação”, diz o comunicado.

No próximo dia 6, mais de 19 milhões de venezuelanos votarão nas eleições, para renovar 167 cadeiras do Parlamento. A nota diz ainda que governo brasileiro tomou conhecimento “com consternação” da morte do oposicionista, mas reafirma que confia que a Venezuela vai garantir aos cidadãos exercer “com tranquilidade seu dever cívico” e tenha “plenamente respeitada sua vontade soberana”.

“O governo brasileiro se une ao comunicado emitido pela Missão Eleitoral da Unasul para as eleições para a Assembleia Nacional, que rechaça firmemente o recurso a qualquer tipo de violência que possa afetar o bom desenvolvimento do processo eleitoral, e insta as autoridades venezuelanas a investigar os fatos e punir os responsáveis”, diz o comunicado.