Estreia de Osvaldão em Porto Alegre terá debate com diretores dia 1º

Na próxima terça-feira, dia 1º/12, estreia em Porto Alegre o filme "Osvaldão", que narra a história do líder negro da Guerrilha do Araguaia. O lançamento terá ainda um debate com os diretores Ana Petta e Vandré Fernandes, além dos historiadores e políticos Raul Pont e Raul Carrion com mediação do crítico de cinema, Paulo Casa Nova. O evento, com entrada franca, acontece a partir das 19h no CineBancários.

O longa-documentário narra a trajetória de Osvaldão, campeão de boxe, comandante da Guerrilha do Araguaia. Seu nome virou lenda na região. O “guerrilheiro invisível”, capaz de “se transformar em vento”, era adorado pela população local e temido por agentes da ditadura militar.

Após participar de um treinamento de guerrilha na China, Osvaldão foi o primeiro homem a chegar à região do Araguaia, na fronteira entre Mato Grosso, Pará e Goiás, no final dos anos 1960. Era o início de um movimento de resistência à ditadura militar.

A Guerrilha do Araguaia durou sete anos e foi cruelmente reprimida pelo Exército, que assassinou a maioria dos combatentes. Desconhecida do restante do país à época em que ocorreu por causa da forte censura à imprensa, os detalhes sobre a guerrilha só começaram a aparecer no período de redemocratização do país.

O filme é dirigido por quatro nomes que compõem o Coletivo Gameleira: Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Michiles. Quem dá voz a Osvaldão é o MC, cantor e compositor Criolo, que resgata o papel desse grande líder negro na história e na memória do país. Os artistas Leci Brandão, Antônio Pitanga, Flávio Renegado e Fernando Szegeri também emprestam suas vozes ao longa.

Nos dias de hoje, quando se discute com intensidade a necessária defesa da democracia no Brasil, diante do crescimento de setores ultraconservadores, "Osvaldão" é uma obra que traz à tona um dos momentos mais duros da história do país. Para que não se esqueça, e que nunca mais aconteça!

O filme permanecerá em cartaz até o dia 16 de dezembro, de terça a domingo, com ingressos a R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários e jornalistas sindicalizados. O CineBancários fica na Gal. Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre.