Conferência ampla e participativa revigora disposição de luta

 

Conferência RN
Em encontro ampliado e participativo, o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil no Rio Grande do Norte realizou sua 15ª Conferência com o debate sobre a política do Partido e o aperfeiçoamento dos seus métodos de atuação e direção, revigorando, ao mesmo tempo, sua disposição de luta em defesa do Brasil e da Democracia.

Com a presença do secretário nacional de Planejamento do PCdoB e membro do Comitê Central, Ronald Freitas, o encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. Além do debate sobre a necessidade de discutir e atualizar as formas de atuação do Partido Comunista do Brasil na atual conjuntura política e econômica nacional e internacional, os delegados elegeram um novo corpo dirigente para o biênio 2015/2017.

“A eleição da nova direção consolidou um processo que teve início em agosto, envolvendo aproximadamente 60 municípios e 3000 filiados em todas as regiões do Estado”, afirmou o secretário de organização do comitê estadual cessante, Carlos Albérico de Medeiros.

Ato Político

Dirigentes, militantes, amigos, parlamentares comunistas, lideranças políticas e dos movimentos sociais e sindicais, e os 140 delegados eleitos no processo conferencista lotaram o plenarinho da Assembleia no primeiro dia de discussão, quando foi realizado um Ato Político com a presença do presidente estadual da sigla, Antenor Roberto, do vice-governador do Estado, Fábio Dantas (PCdoB), da deputada estadual, Cristiane Dantas (PCdoB), do suplente do Senado, Theodorico Neto (PCdoB), do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), do vereador de Natal, Cabo Jeoás (PCdoB), e da presidente do comitê municipal de São Gonçalo, Ana Cristina.
 

À luz da análise conjuntural, o dirigente Ronald Freitas apresentou ao coletivo da militância, dos dirigentes municipais e estaduais e delegados uma reflexão sobre a grave crise política nacional em curso, a atualização e a efetivação das linhas de construção partidária.

O dirigente fez uma aguda análise do conturbado ambiente da brutal ofensiva reacionária promovida por forças antidemocráticas e antinacionais, com a indisfarçável marcha golpista em curso no país. Para Ronald, essa investida da direita neoliberal objetiva pôr fim aos ciclos democrático e progressista.

Ao examinar as causas objetivas e as circunstâncias determinantes da atual conjuntura, o dirigente levantou a questão do lugar e do papel histórico do PCdoB, para enfatizar sua identidade de esquerda consequente, que trabalha em sintonia com a consciência do povo. “A árdua luta pela construção de um Brasil Socialista passa necessariamente pelo processo de construção e fortalecimento da nação em todos os terrenos, e desafia os comunistas brasileiros a desbravarem esses caminhos, com base nos postulados teóricos e políticos estabelecidos por Marx, Lenin e outros grandes revolucionários, e tendo os pés bem fincados em nossa realidade. O PCdoB está enfrentando esse desafio e tem obtido êxitos”, ressaltou Ronald Freitas.

As diversas intervenções que se seguiram à fala de Ronald convergiram para a necessidade de aperfeiçoar as formas de enfrentamento à dura e acirrada luta política em curso no país, bem como de renovação e fortalecimento da sigla partidária nas próximas eleições de 2016. Para tanto, as falas dos delegados reafirmaram a importância de se renovar os métodos de atuação do Partido, que neste momento de crise política é chamado a ocupar, uma vez mais, seu lugar na história e influir no curso político pela garantia da manutenção e o avanço do projeto de desenvolvimento econômico com distribuição de renda, justiça e inclusão social.

Encerrando os debates, o presidente estadual da sigla, Antenor Roberto, abordou o desafio que o Partido ainda enfrenta para se ampliar sem perder sua identidade.

O dirigente estadual avaliou, ainda, que construir a política do Partido e organizar sua militância é uma contribuição democrática de ordem geral para a sociedade brasileira, não serve apenas aos comunistas. “A construção de um pensamento político como o que se pretende não é atributo apenas do PCdoB, mas infere influência em campo mais largo e deve se beneficiar da contribuição que podem dar a ele forças avançadas e de esquerda”.

Antenor fez uma breve análise de conjuntura, afirmando que “nós não pudemos tergiversar sobre essa realidade que nós estamos vivenciando”, destacando o caráter da luta de classes assumida no Brasil.

“Temos que entender que o resultado das eleições não nos dá força para fazer movimentos à esquerda”. Mas afirmou acreditar ser possível fazer esse enfrentamento com o Partido armado político e ideologicamente.

Balanço e eleição da nova direção

O segundo dia de debate foi aberto com a apresentação de um balanço pelo presidente do Comitê Estadual cessante, Antenor Roberto, seguidas pelas intervenções dos delegados presentes ao Encontro, que ressaltaram o papel do Comitê Estadual, órgão dirigente que precisa tomar em suas mãos toda a vida partidária, e as tarefas que estão postas para o Partido.

Para Ronald Freitas, o diferencial do Partido Comunista tem haver com seu objetivo histórico, que é a construção do socialismo no país, mas lembrou que não se modifica este estado de coisas sem luta, que não se chega à emancipação nacional, não se chega ao socialismo, sem luta. É através, afirma Ronald, da luta de classes que você liberta o ser humano e constrói uma nova sociedade. “Não somos o Partido da acomodação. É por isso que temos 93 anos de existência”.

O dirigente levantou a questão do lugar e do papel histórico do PCdoB, para enfatizar sua identidade de esquerda consequente, que trabalha em sintonia com a consciência do povo. Identidade que não pode ser apenas ideológica, mas política-concreta dentro de uma realidade igualmente política-concreta que vive o país.

O Partido que se pretende estruturado, examinou Ronald, precisa está organizado em centros nevrálgicos, ou seja, onde se desenvolve a vida e a luta dos trabalhadores. Precisa está identificado com as mais amplas camadas da sociedade. Desta forma, ao fazer este debate, a proposta de resolução da 15ª Conferência Estadual faz um chamamento para aperfeiçoar os métodos de atuação do Partido.

Encerrando os debates dos dois dias de Conferência, o comitê cessante fez a apresentação da proposta de nominata para gestão 2015/2017 e elegeu a sua nova direção.

Confira a lista dos eleitos por ordem alfabética

Airene José Amaral de Paiva / Airene Paiva
Ana Cristina da Silva Nascimento / AnaCristina
Ana Patrícia Santiago de Souza Santiago/ Patricia Santiago
Anderson Jean de Araújo Alves / Anderson Alves
Antenor Roberto Soares de Medeiros / Antenor Roberto
Carla Tatiane Azevedo dos Santos / Carla Tatiane
Carlos Albérico de Medeiros /Carlos Albérico
Crislayne Viana M. de Cabral Bezerra / Crislayne Viana
Cristiane Bezerra de Souza Dantas / Cristiane Dantas
Daybson Rafael Maedo Lopes / Rafael Lopes
Eveline Almeida de Souza Macedo / Eveline Guerra
Fábia Werlang Gois /Fábia Werlang
Fabio B. Veras Dantas / Fabio Dantas
Fátima Maria Oliveira Viana / Fátima Viana
Flaviano Moreira Monteiro / Flaviano Monteiro
Francisca Leonete Rodrigues / Dra. Eli
Francisco Wellington Duarte / Prof. Wellington
Francsico Canindé de França / Canindé de França
Francsico Moacir Soares / Moacir Soares
Franscisca Valda da Silva / Professora Valda
George Luiz Rocha da Câmara / George Câmara
Geraldo Verissimo de Oliveira / Geraldo Verissimo
Gutemberg Henrique Dias / Gutemberg Dias
Hildebrando Neres da Rocha / Hildebrando Rocha
Jana Beserra de Sá / Jana Sá
João Braz de Araújo / João Braz
Jocelin de Lima Bezerra / Celino Bezerra
Jocsã Cerqueira Cunha / Jocsã
José Antonio Crives /Fô
Lendro Diógenes Ferreira Maia / Leandro
Leonardo Inácio de Lima / Leonardo
Manoel Lucas Filho / Prof. Manoel Lucas
Maria de Fátima de Oliveira da Silva / Profª Fátima
Maria do Socorro Oliveira / Socorrinha
Moacir Jorge de Barros Sobrinho / Moacir Barros
Paulo César Santos de Oliveira / Paulo Cesar
Pedro Henriqe Santos da Silva / Pedro Henrique
Theodorico Bezerra Netto / Theodorico Netto
Thiago Azevedo de Oliveira / Thiago Azevedo
Thiago Romero Cavalcante / Thiago Cavalcante
Vital Nogueira de Souza / Vital Nogueira
Wangle Alves dos Santos / Wangle Alves

De Natal, Jana Sá