Juliano Roso se reúne com ministro Aldo Rebelo em Brasília

 Parlamentar gaúcho tratou de assuntos de interesse do Rio Grande do Sul

Juliano Roso e Aldo Rebelo

O apoio direto das Forças Armadas no combate ao contrabando nas fronteiras brasileiras foi o tema de uma conversa entre o deputado Juliano Roso (PCdoB) e o ministro Aldo Rebelo ocorrida na manhã desta quinta-feira, em Brasília. Juliano Roso, que preside a Frente Parlamentar de Combate à Sonegação, à Pirataria e o Contrabando, solicitou que o ministro avalie ações mais diretas de colaboração das Forças Armadas no controle da entrada de produtos trazidos de maneira ilegal para o Brasil.

Atualmente, o Rio Grande do Sul é importante corredor de entrada de cigarros, bebidas e até armamentos que são trazidos ilegalmente para o Brasil. Somente em cigarro, o prejuízo do país com esse delito chegaria a cerca de R$ 500 milhões anuais. O Rio Grande do Sul foi o terceiro com o maior número de apreensões de cigarros em 2014, perdendo para Paraná e São Paulo.

Em janeiro, ministro deve visitar o Rio Grande do Sul

Durante o encontro, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, foi convidado pelo deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) a visitar o Polo de Defesa de Santa Maria. A ideia foi recebida com interesse por Rebelo que é um entusiasta do fortalecimento da indústria bélica brasileira. A previsão é de que o ministro vá até Santa Maria para conhecer as instalações da indústria alemã de blindados KMW e também as instalações das Forças Armadas no município. Os projetos de ampliação do Exército em Santa Maria também devem ser pauta da visita.

Essa seria a primeira visita oficial do ministro Aldo Rebelo como titular da pasta da Defesa ao Rio Grande do Sul, posto que assumiu em outubro desse ano. Antes disso, Rebelo ficou por 10 meses no comando do Ministério da Ciência e Tecnologia e ao longo do primeiro mandato da presidente Dilma comandou o Ministério dos Esportes.