Realizada a Conferência Estadual do PCdoB Goiás

 O Partido Comunista do Brasil de Goiás realizou, na manhã do último domingo, 29, a 14ª Conferência Estadual, reunindo mais de 300 delegados vindos de 60 dos 88 municípios que realizaram suas Conferências Municipais.

Conferência Estadual do PCdoB Goiás

 O PCdoB de Goiás envolveu em torno de 3.300 filiados na base. Marcaram presença os de dirigentes nacionais do Partido, Aldo Arantes e Fábio Tokarski, entidades dos movimentos sociais e sindicais, além do vice-prefeito Valter, de Santo Antônio do Descoberto, vários secretários e diretores de diversas prefeituras municipais do estado.

Representando o Comitê Central, tivemos a presença do camarada Augusto Madeira, que destacou a agressão dos países imperialistas que promovem guerras que visam apenas seus interesses econômicos, destruindo a vida de milhares de famílias. Também apresentou as resoluções do PCdoB, que apontam a necessidade de uma Frente Ampla em Defesa do Brasil, do Desenvolvimento e da Democracia.

Em seguida, o camarada Aldo Arantes fez sua breve saudação aos convencionais, reforçando a importância da luta pela Reforma Política e a necessidade do fortalecimento do Movimento Nacional de Coalizão Democrática.

Após, a deputada falou sobre a crise econômica mundial que atinge o Brasil e o governo Dilma, a oposição ao governo que se fortalece, a esquerda na defensiva e o papel do PCdoB. “Nosso PCdoB se levanta com a cara e coragem do Brasil e do povo brasileiro. E não se deixa enganar. Passa a defender com firmeza o Brasil e a retomada do crescimento econômico, a democracia e os direitos dos trabalhadores. Nosso partido tem explicado que, nesse momento, apesar de todos os problemas, a defesa da democracia se confunde com a defesa do mandato da presidenta Dilma. Quem quiser governar o Brasil tem de ganhar nas urnas, no voto e não no tapetão, não no golpe”, afirmou.

A deputada estadual Isaura Lemos, também membro do Comitê Central e presidenta do Comitê Estadual cessante, conclamou aos presentes o estudo e discussão do documento-base, que faz um relato da situação política, econômica e social do estado. Também apresentou uma conjuntura política difícil e complexa para a atuação do campo das forças progressistas e de esquerda.

Em relação ao governo estadual, a presidenta do Comitê Estadual cessante criticou a privatização da Celg. “A privatização da Celg é grave, mas tem alto poder de recuperação”, afirmou. Criticou a ação do governo estadual em implantar OSs na Saúde e na Educação.
Posteriormente, a deputada Isaura falou do projeto eleitoral de 2016 que é, prioritariamente, eleger o maior número de vereadores (as) nas cidades e que, em Goiânia, além ampliar nossa presença na Câmara Municipal, reelegendo a vereadora Tatiana Lemos, conquistar mais uma cadeira. Relatou que o PCdoB de Goiânia decidiu lançar a pré-candidatura à Prefeitura da ex-deputada Denise Carvalho.

Logo após, o camarada Euler Ivo fez um balanço do crescimento partidário que, nos últimos dez anos, dobrou o número de filiados. Também destacou o fortalecimento da direção do Partido na capital e na maioria das grandes cidades. Destacou a necessidade do Partido de continuar fazendo alianças sem, contudo, perder sua independência e identidade.

A camarada pré-candidata à Prefeitura de Goiânia, Denise Carvalho, também usou a palavra conclamando a todos (as) na luta pela defesa da democracia e ao fortalecimento do projeto partidário na capital: “Para todos nós, é um grande desafio a apresentação dessa pré-candidatura, que propõe uma cidade mais humana, democrática e justa.”

Depois, foi a vez da vereadora Tatiana Lemos, que fez um alerta aos delegados sobre as investidas das forças conservadoras e de direita para impedir o mandato da presidenta Dilma e a continuidade dos avanços. Relatou as conquistas na Câmara Municipal de Goiânia em relação aos direitos do Passe Livre Estudantil, da Licença Gestante às Servidoras Públicas Municipais, entre outros.

Finalmente, após as intervenções dos demais delegados (as) e representantes dos vários seguimentos de atuação do Partido da capital e do interior, foram aprovadas emendas às resoluções e ao documento-base. Foi também aprovada moção de repúdio à implantação de OS’s na Educação Pública. O novo Diretório Regional foi eleito por unanimidade e o nome da camarada deputada estadual Isaura Lemos foi indicado para continuar presidir o PCdoB de Goiás.

O novo Comitê Estadual do PCdoB é composto pelos seguintes dirigentes: Aderizério, Agenério, Ailma Maria, Alan Francisco, Álvaro Lopes, André Nascimento, André Oliveira, Arthur Barreira, Beth Fernandes, Bruno Pena, Carlos Augusto, Daiane de Jesus, Damião, Déborah Evelyn, Décio, Denicarlos, Denise Carvalho, Deuza, Dila Rezende, Edinan, Edisaura Maria Elizangela, Arantes, Euler Ivo, Fabrício, Fabrízio, Fernando Dominience, Fredão, Geovana Reis, Gilmar Arão, Haslley, Helena Maria, Honório Ângelo, Iago Montalvão, Isaura Lemos, Ivete Barreto, Johny Cassemiro, José Marcelo, Júlia Lemos, Leonardo Cabral, Lucas Marques, Lúcia Rincon, Luiz Afonso, Luzia, Marcão, Mardônio, Maria Rosa, Nema, Nivaldo Santos, Raísa Vieira, Ritley, Rosinha, Rubensmar, Sandra, Sebastião, Sérgio Gonçalves, Sidney Lopes, Tatiana, Tatiana Lemos, Toquinho, Valtuídes, Virgílio Alencar, Willian Panda e Zezinho.