Após adiamento da reorganização escolar, secretário de educação cai

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorward, pediu para deixar o cargo na tarde desta sexta-feira (4) após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciar a suspensão temporária da reorganização escolar na rede estadual de ensino.

Mantendo truculência, Herman diz que ocupações não são legitimas
A carta com o pedido de demissão foi entregue ao governador, que aceitou a decisão de Voorward.

Desde o início da semana, o escalado a negociar com os movimentos sociais sobre as ocupações nas escolas passou a ser o secretário da casa civil do governo, Edson Aparecido.

Em entrevista na semana passada à rádio CBN Herman, que titubeava em explicar o conteúdo do plano de reorganização para além do discurso da ociosidade das vagas, afirmou que grande parte da rejeição ao fechamento das escolas se deve ao movimento de ocupações das escolas estar contaminado por questões políticas. O secretário afirmou que o conteúdo plano de reorganização escolar já está pronto há muito tempo, mas não estipulou uma data para apresentá-lo à sociedade. Ao ser questionado na razão do movimento ter tomado grandes proporções, o secretário admitiu a inexistente falta de diálogo: “Pode ter ocorrido uma deficiência de diálogo, a informação não chegou à população da maneira que deveria”. Também na entrevista o secretário afirmou que sente vergonha dos índices educacionais do estado.

Alckmin deve anunciar o nome do novo secretário no início da próxima semana.

O plano de reorganização escolar tem como intuito organizar o ensino em ciclos e fechar 93 escolas em todo o estado de São Paulo. 311 mil estudantes seriam afetados com a reforma educacional tucana.