Audiência com ministro debate crise financeira da UFBA 

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) participou de audiência, nesta quinta-feira (3), com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que debateu a crise financeira das universidades baianas, em especial da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participaram da reunião a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e o deputado Jorge Solla (PT-BA), além do reitor e do pró-reitor da UFBA, João Carlos Salles e Olival Freire, respectivamente.  

Audiência com ministro debate crise financeira da UFBA

Na ocasião, o reitor João Carlos Salles expôs a atual situação financeira da UFBA. “Trabalhamos neste ano com uma série de cortes e providências, mas a situação hoje da UFBA é delicada”, disse o reitor. Ele ressaltou a necessidade de recursos financeiros para pagamentos de serviços essenciais, como assistência estudantil, água, energia e serviços terceirizados, com destaque para a área de vigilância.

Alice solicitou ao ministro a liberação de recursos para pagamento imediato das dívidas da Universidade. Ela destacou que a falta de pagamento à empresa de segurança é muito preocupante, uma vez que a universidade fica no centro da cidade e funciona nos três turnos.

“Esse relatório que o reitor nos apresenta é preocupante. Temos um contencioso enorme. A aparência da universidade, com obras inacabadas, reflete essa situação de dificuldade financeira. A UFBA foi a universidade-mãe da expansão universitária na Bahia e merece uma atenção maior”, disse Alice.

O ministro Mercadante acenou com a possibilidade de uma solução breve para a situação financeira da UFBA. Ele afiançou que cuidará, para este mês, da liberação de recursos para a universidade.