Contra cortes de verbas, estudantes ocupam a UERJ

Em protesto contra os cortes anunciados pelo governo do estado, integrantes do DCE da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e dezenas de estudantes ocuparam na noite da segunda-feira (30) dois campi da instituição, localizados no bairro do Maracanã e na cidade de São Gonçalo. Sem aulas desde o dia 24 de novembro, por conta da descontinuidade dos serviços terceirizados, os manifestantes exigem respostas concretas sobre os pagamentos dos funcionários e também dos bolsistas e residentes.

Contra cortes de verbas, estudantes ocupam a UERJ

Para a diretora de Universidades Públicas da UNE, Graziele Monteiro, que está desde o início na ocupação, a situação de descaso na instituição chegou ao limite.

“Há tempos a Uerj vem sofrendo com a negligência do governo estadual. Os cortes já chegam a R$ 500 milhões. Já estão previstos mais R$ 80 milhões no próximo orçamento. A ocupação é importante para pressionar e dar visibilidade ao que acontece na instituição’’, ressaltou.

A Uerj foi a primeira universidade estadual do país a adotar o sistema de cotas, no ano de 2003. Todo aluno oriundo do sistema de cotas tem direito à Bolsa Permanência, que vigora durante todo o curso universitário do estudante cotista que mantiver a condição de carente em cumprimento da Lei 5346, sancionada em 11 de dezembro de 2008. Atualmente, 40% das vagas oferecidas são destinadas ao estabelecimento de políticas afirmativas.

“Não dá pra ter aula sem que os alunos bolsistas tenham o dinheiro para chegar até a universidade. Já teve quebra de acordo da reitoria no pagamento. Agora nem previsão tem’’, lamentou Graziele.

Em nota publicada no Facebook, o DCE afirmou que “sem perspectiva de receber bolsa, os estudantes se recusam a ter aula e ter provas sem que o governo do estado dê respostas satisfatórias. São 33.000 alunos sem aula, por causa dos 46% de cortes na educação propostos pelo governo Pezão’’.

Uma assembleia está sendo realizada neste fim de tarde no campus Maracanã. Em breve o site da UNE trará mais informações sobre os encaminhamentos.