PCdoB Uberlândia realiza conferência com homenagem a militante

Novembro foi marcado para o PCdoB de Minas como um mês histórico, pois o partido realizou a maior conferência estadual de sua história no estado, com cerca de 170 conferências municipais. Em Uberlândia, nas dependências da Universidade Federal (UFU) aconteceu uma dessas conferências marcantes, com direito a homenagem a mlitantes.  

Conferência Uberlandia - Divulgação

Filiados e militantes do Partido se reuniram para debater a conjuntura política atual em todos os níveis e eleger a nova direção que conduzirá o PCdoB-Uberlândia nos próximos dois anos.

A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito da cidade, o petista Gilmar Machado, que saudou o PcdoB pela sua forte convicção na defesa de uma sociedade mais humana e ainda disse que é uma honra contar com o apoio do partido na gestão da cidade.

O debate girou em torno não só da conjuntura nacional e dos documentos da 10ª Conferência Nacional que foi apresentada pelo camarada Sérgio Rocha, Secretário de Formação e Propaganda do Comitê Estadual, mas também pela conjutura municipal e as eleições de 2016.

O conjunto da militância defendeu a ideia de um projeto político próprio para as próximas eleições, tanto na majoritária como na proporcional. O projeto, para os comunistas, está baseado na ideia de um maior aproxiamação e diálogo com a população uberlandense. O PcdoB em Uberlândia se prepara para entrar de forma unificada afim de protagonizar as eleições de 2016.

Homenagem Josiany França
O ponto alto da Conferência foi a institução da Homenagem Josiany França. O Comitê Municipal em uma de suas deliberações propôs que em todas as conferências do PcdoB Uberlândia ocorrerá uma homenagem aos homens e mulheres que contribuíram para a construção do Partido e militantes de esquerda que sempre se dedicaram à causa do povo e do socialismo.

A homenagem leva o nome de uma camarada que atuou no movimento sindical e ativa organizadora dos comunistas na cidade. Josi, como era conhecida carinhosamente por todos, atuou no Sintrasp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) e pelo Sinpro-MG (Sindicato dos Professores). Infelizmente, a camarada veio a falecer em um acidente de ônibus ao retornar de uma atividade sindical ocorrida em Belo Horizonte. Todos que a conheceram a reconhecem pela forte convicção em defesa da luta dos trabalhadores. “Essa singela homenagem é para que não nos esqueçamos jamais daquelas e daqueles que sempre lutaram por uma sociedade melhor”, disse Patricia Cunha, presidenta reeleita do Comitê Municipal do PCdoB.