Banco Mundial: Desigualdade atinge nível recorde na Indonésia

A desigualdade atinge um nível histórico na Indonésia, apesar de um crescimento econômico sustentado e da redução da pobreza, assegura um relatório do Banco Mundial (BM) divulgado nesta terça-feira (8).

Cidade de Jakarta

Esse último indicador começou a estagnar, com uma quase nula baixa em 2014, declarou Rodrigo Cháves, diretor do BM para este país, que corre o risco de deixar seus pobres e vulneráveis para trás, acrescentou o diretor.

As causas principais de tudo isso são a desigualdade de oportunidades, de emprego, a alta concentração da riqueza e uma baixa adaptabilidade entre as populações de escassos recursos.

A desigual distribuição nesta nação avança mais rápido que no resto do Sudeste Asiático, afirma o documento e adverte que isso pode afetar o crescimento econômico e gerar tensões sociais.

Cerca de 28 milhões de indonésios vivem abaixo da linha da pobreza, fixada em US$ 24,4 mensais.

A fim de reverter esta realidade, a citada instituição recomenda, entre outras ações, melhorar os serviços de saúde, educação e planejamento familiar, garantir a proteção com relação aos choques econômicos e usar os impostos e despesas do Governo para reduzir a desigualdade.

Com uma população de 255 milhões de pessoas, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e a maior economia da mencionada região. Seu Produto Interno Bruto estima-se em US$ 888,5 bilhões, de acordo com dados do BM.