Nesta terça (8), Dilma recebe apoio de governadores contra golpismo

Governadores se reúnem com a presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (8), no Palácio do Planalto, para manifestar apoio a presidenta em defesa do seu legitimo mandato e contra as manobras golpistas lançadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A reunião está marcada para 17 horas.

Reunião entre Dilma, governadores e ministros

O encontro reforça o apoio que a presidenta tem recebido de diversos setores para barrar o golpismo. Nesta segunda (7), ela se reuniu com renomados juristas brasileiros que entregaram pareceres apontando a ilegalidade da manobra de Cunha que viola a Constituição Federal.

A lista dos chefes de Executivo que estarão presentes não foi divulgada, mas pelo menos 15 governadores já se posicionaram contra a proposta. O maior apoio a Dilma vem do nordeste: oito dos nove chefes do Executivo da região assinaram uma carta na quinta (3) em repúdio à abertura do processo.

"Vamos criar uma mobilização que abranja lideranças políticas e também entidades da sociedade para proteger o que construímos", afirmou o maranhense Flávio Dino (PCdoB), que lidera a campanha Golpe Nunca Mais.

Até os tucanos têm tratado do assunto com cautela. Beto Richa (PSDB), do Paraná, disse que, "ninguém é a favor ou tem o prazer de defender o afastamento" de Dilma. "Até porque somos democráticos e respeitamos os resultados das urnas".

O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), reforçou a tese da cautela contra a afobação de parlamentares do seu partido pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff. "Num cenário com o atual, acho importante não imaginar que existe um remédio único, uma panaceia, isso pode terminar levando a uma frustração posterior e a mais complicações." Segundo ele, "um partido de oposição não poderia deflagrar este processo, chamariam de golpe."