Secitece discute oportunidades na área de energia heliotérmica

O secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Francisco Carvalho, participou na última segunda-feira (07/12), de uma oficina na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) que discutiu o tema “Energia Heliotérmica: Oportunidades e Desafios".

Energia limpa, energia solar

O evento foi realizado por meio do Núcleo de Energia da Fiec e teve como objetivo estudar oportunidades de negócios na área da heliotermia e a adoção de ações para a estruturação dessa tecnologia no Ceará. A iniciativa conta com a parceria da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

A energia heliotérmica acumula o calor proveniente dos raios solares, geralmente com uso de espelhos. A moderna tecnologia permite que esse calor acumulado venha ser usado tanto para processos industriais que demandam altas temperaturas como para gerar eletricidade. O evento tem a participação de representantes de diversas instituições estaduais, empresários e especialistas em energia solar.

Fonte: Assessoria da Secitece