Levy defende revisão de subsídios no setor de energia

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu que os subsídios existentes no setor de energia elétrica, e pagos por meio da conta de luz, sejam revistos para beneficiar a sociedade e acelerar o crescimento do país. Ele discursou durante a cerimônia de aniversário dos 18 anos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília.

Itaipu aproveita cheia para gerar energia com capacidade máxima - Itaipu Binacional

Além de mais transparência nas contas dos serviços públicos, como energia elétrica, Levy sugeriu também uma revisão no custo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). O ministro não entrou em detalhes. “Com isso vamos rever os subsídios nas contas de luz para deixar claro o que está sendo pago. Tem que haver clareza e grande discussão sobre o que a sociedade paga”, disse.

A CDE foi criada com o objetivo de promover fontes alternativas de energia – eólicas, de pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e carvão mineral, por exemplo – e de universalizar o acesso à energia elétrica no país.

Para o ministro, é preciso questionar o destino dos benefícios, que vêm sendo sustentado “pelas famílias" e qual o real retorno para a sociedade. Dirigindo-se aos presentes, Levy destacou que existem no momento R$ 20 bilhões em subsídios na conta de energia elétrica e questionou: “Para quem vai? E o que traz para a sociedade? É uma pergunta importante”. Levy admitiu, porém, que qualquer discussão sobre o assunto terá que necessariamente ter o aval do Congresso Nacional.

Segundo ele, a discussão sobre os subsídios deve ocorrer “dentro de uma perspectiva para favorecer o crescimento econômico e alavancar a expansão do sistema”.