Patrimônio: Exposição celebra 50 anos da Casa de José de Alencar

Será aberta no próximo domingo (13/12), às 10h, a exposição "Casa de José de Alencar: há 50 anos patrimônio brasileiro", que celebra o cinquentenário do tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) da casa onde nasceu, em 1829, e viveu até os nove anos de idade o romancista cearense José de Alencar.

Em 1964, o então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco providenciou a compra do imóvel e de oito hectares ao redor da construção, transferindo para a UFC a administração e a guarda desse patrimônio histórico para ser um equipamento de extensão acadêmica e de incentivo à produção literária.

De caráter permanente, a exposição reúne cerca de 50 peças, entre imagens das décadas de 1930 a 2000 e raridades encontradas na prospecção arqueológica feita nas ruínas do engenho que foi propriedade do Senador José Martiniano de Alencar, pai do escritor. Há louças, moedas e artefatos de ferro do início do século XIX.

Entre as fotos expostas estão algumas da antiga casa grande; do antigo engenho (o primeiro movido a vapor do Ceará); da inauguração oficial do equipamento cultural em 1966, com a presença do Presidente Castelo Branco e do Reitor Antônio Martins Filho; e dos trabalhos da prospecção arqueológica realizada em 2000, por equipe comandada pelo Prof. Marcos Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A exposição, que integra a programação dos 60 anos da UFC, tem curadoria e organização da própria Casa de José de Alencar, com apoio do Memorial da UFC.

Equipamento da UFC

Em 1964, a casa grande do Sítio Alagadiço Novo já havia sido demolida e as únicas edificações que restaram foram o pequeno imóvel tombado e as ruínas do engenho do senador José Martiniano.

Atualmente, o Sítio Alagadiço Novo é um equipamento cultural pertencente à UFC, que possui, além do patrimônio histórico tombado pelo IPHAN, a Pinacoteca Floriano Teixeira; o museu reunindo as coleções Arthur Ramos (cultura afro-brasileira) e Luiza Ramos (renda de bilros), além de peças de couro, pano, barro, cerâmicas e instrumentos líticos (de pedra); a Biblioteca Braga Montenegro; a Sala Iracema, com 33 desenhos a bico de pena em nanquim feitos por Descartes Gadelha; restaurante; centro de treinamento com salas e auditório, e considerável área verde, onde são realizadas diversas atividades culturais, como o Pic-Nic Literário.

A Casa de José de Alencar está localizada na Av. Washington Soares, 6055, em Messejana. Visitas ao acervo do equipamento podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 12h. O Acesso é gratuito. Outras informações são encontradas no site da CJA.