COP 21 distribui proposta de novo acordo climático

O presidente da 21ª Conferência das Partes da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), Laurent Fabius, distribuirá nesta quinta-feira (10) a primeira proposta concreta do Acordo de Paris.

Laurent Fabius

A presidência francesa da COP 21 entregará o texto depois de dois dias e meio de trabalho dos facilitadores do acordo, em salões do Parque de Exposições Paris Le Bourget, ao norte da capital gala.

Fabius receberá o rascunho do documento de mãos do chamado Comitê de Paris.

O Grupo Especial da Plataforma de Durban (ADP) concluiu seus trabalhos no sábado (5), um programa sobre o qual se negocia o futuro instrumento jurídico sobre o clima universal.

A ADP entregou depois seus resultados ao presidente da COP 21, que depois constituiu o Comitê de Paris e nomeou um grupo de ministros de alguns países como facilitadores em vários temas.

O Comitê de Paris, que trabalhou desde domingo em grupos para identificar as diferentes posições sobre cada um dos temas, se reuniu duas vezes.

Trataram-se assuntos como "Apoio: meios de implementação (finanças, tecnologia, criação de capacidade)", com servidores públicos de Gabão e Alemanha como facilitadores.

Também a diferenciação, em particular com respeito à mitigação, o financiamento, e a transparência, com Brasil e Singapura.

Assim mesmo, a ambição, incluindo metas em longo prazo e a revisão periódica, tendo a Santa Lúcia e Noruega como participantes, e também a ação pré-2020, excluindo as finanças, com Gâmbia e Reino Unido.

Às consultas desses quatro grupos acrescentou-se depois um quinto, coordenado por Bolívia e Suécia, que tratou o tema da adaptação, além de uma equipe de especialistas que têm a missão de garantir a clareza e a coerência jurídica e linguística.

Espera-se que o novo acordo climático se conclua na sexta-feira, depois de duas semanas de trabalhos da Conferência do Clima COP 21, com a participação de delegações de 195 países e a União Europeia.

A humanidade procura assim limitar o aquecimento global do planeta, para evitar maiores danos aos ecossistemas marinhos e terrestres, incluindo a vida humana.