Políticas de inclusão social do Brasil refletem no crescimento do IDH

Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) confirma que o Brasil acumula trajetória constante de crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os dados divulgados mostram que o IDH passou de 0,752 em 2013 para 0,755 em 2014.

Relatório PNUD 2015 - Cresce Indice de desenvolvimento humano do Brasil - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mesmo caindo uma posição no ranking mundial de desenvolvimento humano, agora é o 75º, o Brasil registra, de 1990 a 2014, o maior crescimento entre os países da América do Sul.

Segundo a coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional, Andréa Bolzon, as políticas públicas brasileiras de proteção social e transferência de renda têm responsabilidade direta sobre esses avanços.

“O desenvolvimento dos países tem acidentes de percurso e, se você tem uma rede de proteção social forte, obviamente as coisas ficam mais seguras para todo mundo”, afirmou Andréa.

Ainda de acordo com o relatório indicadores que representam melhorias sociais tiveram avanço, como a esperança de vida ao nascer, que aumentou de 74.2 em 2013 para 74.5 em 2014, e a média de anos de estudo que passou de 7,4 para 7,7 nesse período.

O relatório do Pnud, intitulado O Trabalho como Motor do Desenvolvimento Humano, traz também dados de 188 países e sugere estratégias para criar oportunidades e assegurar o bem-estar dos trabalhadores.