Organização de Xangai: China espera aumento na cooperação industrial

A China espera que a 14ª reunião de primeiros-ministros da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) promova a cooperação industrial internacional, disse na segunda-feira (14) o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

Líderes estrangeiros que participaram da reunião em Zhengzhou, capital da Província de Henan

Li fez a declaração durante um banquete de boas-vindas oferecido aos líderes estrangeiros que participaram da reunião que começou no mesmo dia em Zhengzhou, capital da Província de Henan.

Considerando a OCX como modelo de boa vizinhança e cooperação de benefício mútuo, Li indicou que a organização sempre adotou uma abordagem de não-aliança, não-confrontação e não-intervenção de terceiros nos assuntos regionais e internacionais, o que contribui para a estabilidade, paz e prosperidade do mundo.

Segundo Li, “o encontro de líderes dos países membros, observadores e das organizações internacionais mostram a influência crescente da organização, a amizade profunda e a atmosfera favorável entre os membros e observadores.”

“Diante da frágil recuperação econômica global e pressão de desaceleração de muitas economias, a China espera que esta reunião ajude os países a reajustarem suas estratégias de desenvolvimento, aprofundar a cooperação das capacidades industriais internacionais e trocar opiniões sobre assuntos regionais de interesse comum,” disse o premiê chinês.

A China quer trabalhar com as diversas partes para impulsionar os intercâmbios e a comunicação no âmbito da OCX, criando oportunidades para aprofundar a colaboração de benefício mútuo entre a China, seus membros e observadores da OCX, acrescentou o primeiro-ministro.

Fundada em 2001, a OCX tem atualmente seis países membros – China, Rússia, Cazaquistão, Tadjiquistão, Quirguistão e Uzbequistão. Afeganistão, Índia, Irã, Mongólia e Paquistão são países observadores e a Belarus, Turquia e Sri Lanka como parceiros de diálogo.