Bashar al-Assad: Daesh pode ser destruído dentro de um ano

O grupo terrorista Estado Islâmico (Daesh) pode ser destruído em menos de um ano se os EUA e os seus aliados pararem de apoiar seus membros, disse nesta sexta-feira (18) o presidente sírio Bashar al-Assad.

Bashar al-Assad

"O Daesh pode ser destruído dentro de um ano se os EUA e os seus aliados deixarem rebeldes antigovernamentais na Síria", disse o presidente sírio em entrevista ao canal holandês de televisão NPO2.

"Os EUA têm financiado e apoiado rebeldes antigovernamentais, inclusive os que não lutam contra o Daesh e assim prejudicam o exército sírio", afirmou.

“Se os países responsabilizados tomarem medidas contra o fluxo e circulação dos terroristas e a ajuda logística posso assegurar que levará menos de um ano”, disse Assad.

Assad afirmou também que não é possível derrubar o terrorismo sem tropas terrestres e o apoio público que ele tem na Síria.

Segundo o presidente sírio, o fato de que países se esforçam para combater o Daesh não significa que se tornam aliados da Síria como o são a Rússia e o Irã. Ao invés deles, os outros não prestaram ajuda quando a Síria lutava contra um grupo terrorista menos forte e organizado, a Frente al-Nusra, braço da al-Qaida no país.