A invasão norte-americana da Europa, segundo Michael Moore 

O maior crítico e inimigo da estrutura político-militar estadunidense, o cineasta, documentarista e escritor Michael Moore, estará em fevereiro no Festival de Cinema de Berlim, com seu novo filme Onde a Próxima Invasão? ( Where to Invade Next?) , já exibido no Festival de Toronto e com estreia nos EUA na véspera do Natal.

Por Rui Martins, de Berna (Suíça)* 

A invasão norte-americana da Europa, segundo Michael Moore

Desta vez, o sistema norte-americano quer limitar a penetração do filme entre os jovens, classificando-o como permitido apenas a maiores de 17 anos, alegando algumas cenas de drogas e uns nus naturistas, mas na verdade criando uma nova categoria – a da pornografia política.

Para Michael Moore, os EUA são um país belicoso em permanente estado de guerra e principal responsável pela situação atual no Oriente Médio, decorrente da invasão do Iraque, justificada com mentiras. Natural, por isso, se esperar uma nova invasão para acionar a indústria armamentista norte-americana e se apropriar de alguma riqueza.

Entretanto, o objetivo desta nova invasão não seria para se apossar do petróleo de algum país, porém – e aqui entra a ironia do gordão provocador Moore – das ideias e soluções político-sociais encontradas por outros países e consideradas melhores que as aplicadas pelo liberalismo capitalista dentro dos Estados Unidos.

Entre elas estão o sistema de saúde e previdenciário dos franceses; a política de legalização de certas drogas pelos portugueses; o comportamento natural de muitos europeus com relação aos seus corpos nos campos naturistas de nudismo; as merendas escolares nas escolas francesas; as longas férias concedidas aos operários italianos; o melhor sistema educacional dos finlandeses; e a maneira como foram processados e presos os banqueiros islandeses envolvidos na falência do país.

Por que não roubar tudo isso desses países e fincar uma bandeirinha estadunidense no lugar?

O sucesso de Onde a Próxima Invasão? vai depender da dose de humor aplicada por Michael Moore, já premiado com Palma de Ouro em Cannes e com Oscars nos Estados Unidos. Seus filmes mais conhecidos são Tiros em Columbine e Fahrenheit 9/11.