UFC: Cordão do Caroá fará apresentação no Dia de Reis

Será encerrado, nesta quarta-feira, dia 6 de janeiro, a partir das 19h, o Ciclo Natalino 2015/2016 do programa de extensão Brincantes Cordão do Caroá. Nesse dia, centenas de pessoas se dirigem aos jardins da Reitoria para assistir ao espetáculo O apagar das Luzes da Reitoria, com recolhimento de prendas. Em seguida, o reisado brinca pelas ruas com os moradores, numa festa de muitas cores, luzes e bênçãos, saudando o ano que se inicia.

Cordão do Caroá

O Ciclo Natalino dos Brincantes, que teve início no último dia 1º de dezembro, quando o tradicional grupo de reisado da UFC promoveu sua "abertura de portas", já é um evento consolidado no calendário de fim de ano da Universidade e do bairro Benfica, com seus cortejos e apresentações na Reitoria, atraindo turistas e mobilizando públicos plurais.

O grupo está compondo uma nova formação de participantes e ampliando o alcance social através de uma programação cultural pública realizada nas ruas e praças do Ceará.

O objetivo dos Brincantes é difundir a tradicional brincadeira do reisado no Ceará, na perspectiva de fortalecer o corredor cultural do Benfica através de atividades educativas e comunitárias que propiciam o desenvolvimento das dimensões criativas e o aprimoramento das relações sociais e afetivas. Além disso, a proposta é desenvolver atividades de extensão para o incremento dos vínculos entre a comunidade universitária e o entorno do Campus do Benfica.

O Ciclo Natalino tem apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.