Arquivo pessoal de Gabriel Garcia Márquez será aberto ao público

O arquivo pessoal de Gabriel García Márquez, o Prêmio Nobel de Literatura autor de clássicos como Cem Anos de Solidão e O Amor em Tempos de Cólera, será digitalizado pela Universidade do Texas, para ser disponibilizado ao público. A instituição fez o anúncio nesta terça-feira (5).

O projeto de digitalização que vai durar 18 meses chama-se Compartilhar Gabo como o mundo. Gabo é o apelido pelo qual García Márquez era carinhosamente chamado não só pelos fãs de sua obra, mas também por pessoas próximas a ele.

Pretende-se assim que, no final de 2018, o legado de García Márquez esteja acessível ao público. São 24 mil páginas em documentos (manuscritos, fotografias, guiões, cadernos e cartas) que estão guardadas em 78 caixotes no Centro Harry Ransom, em Austin.

O diretor do centro, Stephen Enniss, qualificou o projeto como “relevante”, ao observar que existem “poucas oportunidades para os pesquisadores de acessarem arquivos digitalizados de autores contemporâneos”.

A Universidade adquiriu o arquivo da família do escritor por 2 milhões de euros em novembro de 2014, sete meses depois do falecimento dele.

 
Em outubro de 2015 o material foi disponibilizado para pesquisadores, enquanto uma pequena seleção foi colocada à disposição do grande público, por meio da página oficial do Centro Harry Ransom.