Avanço da direita no mundo e AL marca FSM temático de Porto Alegre

Crise civilizacional, defesa da democracia e vitórias anti-imperialistas são alguns dos temas centrais do Fórum Social Mundial temático que acontece em Porto Alegre de 19 a 23 de janeiro. Preparatório para o Fórum Social Mundial (FSM), que completa 15 anos e vai acontecer no Canadá neste ano, a edição temática aborda o “Balanço, desafios e perspectivas por um outro mundo possível”.

Por Railídia Carvalho 

Logomarca do Fórum Social Temático 2016 - FSM temático

Estão confirmadas as presenças da deputada federal e presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, e do presidente do partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, na mesa de discussão “Democracia e desenvolvimento: em tempos de golpismo e crise”, que se realizará no dia 20, às 20h. Há a expectativa em torno da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Neste mesmo dia 20 acontece, às 14h, a mesa “Globalização, Militarização e crise civilizacional: a luta por um mundo multipolar”, que tem a presença confirmada da presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.

Em seguida a esta mesa, será realizada a mesa “América Latina: Resistência e Alternativa – Em defesa da democracia e das conquistas contra o imperialismo”. O convidado é o vice-presidente da Bolívia, Álvaro Garcia. A organização aguarda a manifestação do presidente uruguaio Pepe Mujica sobre a sua participação assim como vai confirmar a presença de um dos cinco heróis cubanos que viveram por anos encarcerados nos EUA.

Defesa da democracia

Um dos organizadores do FSM temático, o ex-deputado do PCdoB, Raul Carrion, afirmou que a luta pela democracia, paz e justiça social no mundo são as marcas do fórum de janeiro.  

Segundo ele algumas das motivações do primeiro FSM, realizado há quinze anos atrás, ainda estão presentes. “Surgiu para aglutinar as forças que resistiam ao neoliberalismo, às ações imperialistas, às guerras. Em 2016 a luta pela democracia é dos temas mais importantes no Fórum assim como as migrações, resultantes das guerras imperialistas”, refletiu Raul.

Neste contexto ele também destacou a mesa de discussão sobre a América Latina como uma das marcas do fórum. “Foi na América Latina em que mais avançaram as lutas contra o neoliberalismo e onde obtivemos importantes conquistas anti-imperialistas”, ressaltou o ex-deputado.

Ele também avaliou a trajetória do FSM nos últimos 15 anos e concluiu que há a necessidade de mais avanços. “Tem que avançar mais. Vencer alguns ranços contra a política, por exemplo”, defendeu. Na opinião de Raul, grandes avanços foram conquistados quando o movimento social ao lado de governos populares conseguiram amenizar desigualdades históricas.

Expectativa

De perfil auto-gestionário, o FSM temático mantém 80 entidades na organização. Devem participar das atividades que acontecerão durante os cinco dias entidades e ativistas de aproximadamente 70 países. Até esta sexta (9) estão confirmadas a realização de 360 atividades, entre mesas de discussão, palestras, debates, oficinas , rodas de conversa, fóruns por segmentos.

Segundo Mauri Cruz, membro do comitê organizador do FSM temático e da Associação Brasileira de Organizações Não-governamentais (Abong), assim como nos anos anteriores, nesta edição o Fórum foi pensado com base em garantir diversidade de gênero, origem social e cultural entre os palestrantes.

“O debate que está sendo colocado é a necessidade de se rediscutir ‘um novo mundo possível’. As organizações e os movimentos buscam convidar pessoas que são críticas ao capitalismo, ao sistema que está aí, a inviabilidade desse sistema para a humanidade e apresentam propostas e sugestões, no sentido de outro mundo possível e necessário”, explicou ele.

Mauri lembrou ainda que, como o FSM mantém sua essência auto-gestionária, mesas, conferências e outras atividades programadas vão acontecendo de acordo com a vontade do público presente.

“Nosso desafio agora é trazer essa juventude mundial, que está pedindo passagem, de ela enxergar no FSM um espaço onde ela será bem acolhida e bem representada. Sua expressão não vai ser mediada por um governo ou por uma organização institucional”, acrescentou.

A organização do FSM temático receberá até este domingo (10) sugestões de atividades elaboradas pelas entidades do movimento social. A programação definitiva estará disponível a partir da próxima sexta (15).

No dia 19 acontece a abertura do Fórum com a "Marcha pela Paz Democracia e Direitos dos Povos do Planeta", com concentração às 15h, no largo Glênio Peres, no centro da Capital gaúcha.

Clique aqui e acesse o site oficial do Fórum Social Mundial Temático e saiba mais sobre inscrições e programação

SERVIÇO

Fórum Social Mundial Temático

Dia: de 19 a 23 de janeiro

Cidade: Porto Alegre (RS)

Local: Auditório Araujo Viana, no Parque Farroupilha; Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Câmara Municipal e Parque Zumbi dos Palmares