Haddad quer apoio do MP para garantir livre manifestação nas ruas

“Nós tivemos manifestações pró-impeachment, contra impeachment, pró-moradia. Nós temos que ter o apoio do Ministério Público para que elas ocorram sem violência". A afirmação foi feita pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, nesta quarta (13), um dia após a polícia militar reprimir violentamente o ato realizado na terça (12) contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo.

hadad

De acordo com informações do portal da Prefeitura de São Paulo, o prefeito ligou para o governador Geraldo Alckmin nesta quarta para reforçar a importância da mediação do Ministério Público e da colaboração do Governo do Estado nesse esforço conjunto.

“Pedi para ele [governador] se associar à Prefeitura neste pedido que fizemos ao MP, para promover uma mediação necessária para repelir toda e qualquer violência nos atos da cidade”, disse Haddad.

O prefeito classificou como “inaceitáveis” as cenas de violência protagonizadas pela Polícia Militar no ato terça. Na opinião do secretário de segurança pública do Estado, Alexandre de Moraes, a ação da PM teria recebido "elogios".

Como parte do esforço pela mediação, Haddad conversou, na segunda (11) com Alexandre de Moraes, que concordou com a participação da Promotoria. A Prefeitura, por intermédio dos secretários Eduardo Suplicy (Direitos Humanos) e Roberto Porto (Controladoria), apresentou o requerimento ao Ministério Público.