Filhotes da direita: Vem pra Rua e MBL se filiam em siglas da oposição

Os movimentos que foram às ruas pelo golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, que se diziam apartidários, mas mantinha fortes relações com a oposição tucana, mostram sua verdadeira face e já não escondem que estão negociando a filiação em siglas como PSDB, Partido Novo, DEM, PSD, PSC e PPS. O Movimento Brasil Livre (MBL) informa que vai lançar 123 candidatos em 23 estados.

Kataguiri MBL - Divulgação

“Estamos nos filiando a esses partidos para disputar a eleição, mas a ideia é que, como existe a bancada evangélica, formemos uma bancada liberal independente”, garante o líder Kim Kataguiri, em entrevista ao jornal O Globo.

Antes do ano eleitoral, esses grupos direitistas foram às ruas para pedir a intervenção militar e a volta da ditadura. Com um discurso de ódio contra os políticos e a política, insistiam no caminho do golpe contra um governo legitimamente eleito. Agora, em ano eleitoral, mudam o discurso. O grupo Vem Pra Rua também já anunciou que vai ter candidatos. O empresário Rogério Chequer disse, no entanto, que ainda não deicidiu se será candidato.

Um dos mais entusiasmados com a participação desses grupos é o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que ajudou a financiar muitos dos atos desses grupos. O motivo da empolgação é porque o discurso conservador de Caiado encontra eco nesses grupos. “Devemos a eles essa mobilização da população contra a corrupção, a favor do impeachment. Mas não adianta só ir para a rua, tem que buscar dar consequência aos pleitos com um mandato eletivo”, diz

Outro a dar eco para o discurso conservador desses grupos foi a família Frias. Kim Kataguiri, do MBL, foi anunciado como novo coluna semanal no site da Folha de S. Paulo. “Ganhar este espaço acredito que seja uma oportunidade de espalhar esses ideais”, afirmou ele. A coluna tenta insuflar a sua campanha, já que Kataguiri prepara sua filiação à oposição para disputar uma vaga de vereador nas próximas eleições.