Governo deve anunciar R$ 50 bilhões em linhas de crédito

Como parte da estratégia para fazer a economia voltar a crescer ainda esse ano, o governo deve liberar cerca de R$ 50 bilhões em linhas de crédito do Banco do Brasil, BNDES e Caixa. De acordo com o Estado de S. Paulo, o anúncio deverá ser feito pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, na reunião de reabertura do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, nesta quinta (27).

Crédito

A medida deverá beneficiar setores como construção civil, micro e pequena empresa, exportadores e fabricantes de máquinas e equipamentos. Os detalhes sobre as linhas de financiamento, que terão taxas mais baixas que as de mercado, ainda estão sendo fechados pelo Ministério da Fazenda.

Ainda não foi definido, por exemplo, se o governo vai liberar o uso de parte da multa do FGTS como garantia para crédito, algo que já foi sinalizado pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.

Para a ampliação do crédito, serão utilizados recursos repassados a bancos públicos e ao FGTS para o pagamento das chamadas “pedaladas” fiscais. A ideia é aumentar a oferta de linhas de financiamento sem pressionar as contas públicas.

Ainda de acordo com o Estado de S. Paulo, os desembolsos do FGTS podem servir para impulsionar o setor da construção civil, que tem respostas rápidas. O programa Minha Casa Minha Vida, em especial nas faixas 1 e 1,5, para famílias de baixa renda, deve ser contemplado.