Bolívia é o segundo país do mundo com mais mulheres na política

O presidente Evo Morales informou neste domingo (31), que a Bolívia é o segundo país no mundo com maior presença feminina na política. Em primeiro lugar está Ruanda.

Assembleia legislativa da Bolívia - ABI

Esse cenário se deu porque uma das prioridades do governo de Evo foi oferecer oportunidades às mulheres e incluí-las desde o núcleo familiar até a vida pública de forma mais respeitosa e harmônica.

“No tema da mulher na Bolívia já avançamos bastante. Somos o segundo país do mundo em representação parlamentar”, explicou Evo em entrevista à imprensa local.

Na Assembleia Legislativa as mulheres são maioria: 63 deputadas, o que representa 51%, frente a 60 deputados (49%). Já no Senado a participação feminina totaliza 44%, com 16 senadoras.

Segundo um relatório da ONU publicado em março do ano passado, a Bolívia foi o país que alcançou uma das maiores conquistas de representação parlamentar feminina no mundo.

Para Evo Morales, ainda é um desafio incluir a mulher de forma plena na família. O presidente lamentou, na entrevista, que a sociedade ainda seja dominada por um pensamento machista, apesar dos avanços.

“É necessário das oportunidades às mulheres. A mulher na Bolívia é menos corrupta e mais comprometida, além disso, mais trabalhadora”, afirmou.