UJS lança documentário sobre o ato que denunciou a manipulação da Veja

Na véspera das últimas eleições presidenciais a revista Veja, porta voz da direita brasileira, teve a sua distribuição de domingo antecipada para sexta-feira, em uma tentativa sórdida em manipular a opinião pública e favorecer o candidato derrotado nas urnas, Aécio Neves, à ser eleito presidente da República. No periódico haviam denúncias falsas, relacionando Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula em esquemas em corrupção.

UJS lança documentário sobre ato que denunciou manipulação da Veja

O presidente da UJS, Renan Alencar, afirma que o documentário "Os três dias que abalaram a mídia” é um relato de jovens que contestam o papel da mídia hegemônica que falta com a verdade, manipula informações e não mostra a adversidade presente no país, sem dar espaço para outras vozes e organizações que emergiram nos últimos tempos.

Renan considera que a campanha eleitoral se tornou mais acirrada após pesquisas indicarem um aumento considerável de Dilma nas pesquisas de intenção de voto, por consequência, a direita transformou o processo eleitoral em um vale tudo. “O desfecho encaminhava para a vitória da presidenta, então, distribuíram as revistas na sexta-feira, que eram explicitamente um panfleto do Aécio Neves, com um conteúdo calunioso e mentiroso, buscando, dessa forma, desestabilizar a candidatura da presidenta. A UJS, que já estava bastante engajada na campanha, resolveu agir. Recolhemos vários exemplares nas bancas do centro de São Paulo e fomos devolve-las na porta da Editora Abril, onde realizamos uma manifestação, com intuito de denunciar as inverdades contidas na revista e toda a manipulação da mídia no cenário eleitoral”, afirma o jovem.

Bruno Reis, estudante universitário que também é militante da UJS, contou que se orgulha em ter participado do protesto na porta da Editora Abril. "Foi um dia memorável, um momento para marcar várias gerações, pois, além de ter sido um escracho para o lixo da revista Veja, foi um espaço para lavar a alma e dizer que não aceitaremos mais as manipulações através da grande mídia", conclui.

Nomes como o deputado federal Orlando Silva e os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Altamiro Borges participam do documentário.

O Documentário “Os três dias que abalaram a mídia” tem a direção de Anderson Bahia e a sua estreia está prevista para fevereiro.

Confira abaixo o trailer do documentário "Os três dias que abalaram a mídia”