Cebrapaz exige libertação da líder indígena Milagro Sala

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) emitiu uma nota de repúdio às ações arbitrárias do governo do presidente argentino Mauricio Macri nesta terça-feira (2). A entidade pede a libertação imediata de Milagro Sala, líder indígena e deputada do Parlasul, presa por perseguição política.

Milagro Sala - Reprodução

Leia a nota do Cebrapaz na íntegra:

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz soma-se aos movimentos sociais na Argentina e na América Latina para condenar a perseguição anunciada do novo governo de Maurício Macri àqueles que lutam por seus direitos e contestam a opressão e a exploração, principalmente no campo. Neste sentido, solidarizamo-nos com a valente líder comunitária e indígena Milagro Sala, que é também deputada no Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Milagro foi detida em 16 de janeiro na província argentina de Jujuy, acusada de “instigar delitos e tumultos”, ao organizar o povo para reivindicar a preservação de postos de trabalho dos cooperativistas da região. O governo do presidente Macri, recém empossado, já anuncia o tom da sua gestão, onde lideranças comunitárias e contestatórias são perseguidas por mobilizar o povo na luta por seus direitos.

O Cebrapaz, neste sentido, repudia com contundência a repressão e a perseguição política, ao tempo em que defende os direitos dos povos a lutar e a contestar as elites e os governos sem sofrer por isso represálias ou ameaças. Somamo-nos também aos demais movimentos sociais latino-americanos na solidariedade determinada aos resistentes contra o retrocesso neoliberal e anti-democrático, no empenho pela defesa e o aprofundamento das conquistas progressistas dos últimos anos em nossa região.

Os povos não retrocederão! Exigimos a libertação imediata de Milagro Sala e dos demais corajosos líderes comunitários, nos campos e nas cidades, que lutam pela dignidade e pela justiça!

Socorro Gomes,
Presidenta do Cebrapaz